notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Parabéns Luísa Todi

Comemora-se hoje dia 9 de janeiro de 2014 o 261 aniversário de Luísa Todi.

Nos idos anos cinquenta do século XX com pompa e circunstancia foi descerrada a lápide que assinala que nesta casa segundo tradição oral teria nascido a grande cantora Luísa Todi.
Até agora a maior cantora alguma vez nascida em Portugal, deslumbrou com a sua melodiosa voz as principais cortes da Europa do seu tempo. A cantora mereceu a honra de ver o seu nome figurar na mais importante artéria da cidade de Setúbal e na principal sala de espetáculos da terra que a viu nascer.

A casa onde supostamente viu a luz do dia desde à muito que está destinada a ser uma casa-museu já com algum espólio oferecido à Autarquia com esse objetivo.

E porque a mesma se encontra degradada e porque de entre tanto dinheiro que se tem gasto nas mais ou menos bem conseguidas obras na cidade, a par de um bom leque de mecenas que têm apoiados os projetos municipais, o melhor que se conseguiu fazer pela casa da grande cantora foi tentar disfarçar a miséria com uma ostensiva pintura que chama a atenção do mais distraído passeante, não para a casa em si mas para a pintura que lhe fizeram no âmbito do programa “Setúbal mais Bonita”.

Os gostos não se discutem! E se a temática pode agradar o mesmo não se poderá dizer em relação ao local onde a mesma foi aplicada, quando haveria tantas casas e tantos locais para o fazer.


Troino e a casa onde supostamente nasceu o seu maior vulto merecia melhor., Merecia a casa de Luisa Todi  e também toda a Rua da Brasileira, com as fachadas rebocadas e pintadas, com cores sóbrias e bonitas, porém sem esta espalhafatosa pintura. Digo eu que por ali nasci, cresci e continuo a apreciar o meu velho e tão maltratado bairro…

Rui Canas Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário