notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Conhece as hortas urbanas de Setúbal ? 

As hortas urbanas de Setúbal são espaços de produção agrícola, desenvolvidos por um conjunto de habitantes para quem a atividade primária representou, provavelmente para muitos deles, uma aventura devido a ser este o primeiro contacto real com a terra. 

A cidade dispõe já de 148 parcelas de terreno com uma área de 30 M2 cada onde outros tantos agricultores urbanos cultivam sem o recurso a produtos químicos os mais diferentes produtos agrícolas. 

De notar que para além destes espaços foram disponibilizados outros dois talhões mais elevados, adaptados a pessoas com mobilidade reduzida. 

Todas as parcelas estão ocupadas e os agricultores pagam 7,5 euros mensais à autarquia para poderem usufruir de equipamentos coletivos, de guarda de ferramentas, vigilância do espaço, utilização de infraestruturas de apoio e consumo de água. 

As hortas ficam localizadas na Várzea de Setúbal numa zona de fronteira entre a cidade e o campo, em terrenos bastante férteis onde a autarquia investiu algumas dezenas de milhares de euros na criação de condições infraestruturais e de preparação do terreno. 

Este projeto iniciado já lá vão quatro anos pode dizer-se que é uma aposta ganha, atendendo ao entusiasmo dos seus utilizadores e à significativa produção agrícola que ali é produzida e que certamente vai contribuir para aumentar as receitas (ou diminuir as despesas) de mais de uma centena de agregados familiares. 

Rui Canas Gaspar

2017-julho-14

Sem comentários:

Enviar um comentário