notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Em Setúbal o PUV está a avançar 

O Parque Urbano da Várzea está a avançar e provavelmente já na próxima Primavera apresentar-se-à com nova fase concluída, mudando, para melhor, o visual da sua parte sul. 

No final de novembro começou a ser desmatado o terreno e montado o estaleiro na Quinta do Quadrado, junto à Avenida da Europa para que se pudesse dar início aos trabalhos de construção da bacia de retenção tendo em vista as águas da Ribeira do Livramento. 

Trata-se de um amplo espaço que ficando a uma cota inferior ao terreno circundante permitirá reter temporariamente as águas de grandes chuvadas que vindas dos lados de Palmela inundariam a baixa da cidade. 

Não pensem os menos familiarizados com estas coisas que aquilo ficará como um grande e feio buracão. Nada disso! Enquanto não chegar a tal grande chuvada (que várias vezes já provocou graves prejuízos) o local funcionará como um grande jardim com árvores, bancos e equipamento adequado ao espaço. 

Assim sendo, juntar-se-à o útil ao agradável e, de fase em fase, o PUV vai tomando forma, sabido que nesta empreitada temos o apoio comunitário de 85% do valor da obra sendo que mesmo assim os setubalenses contribuirão com quase 550 mil euros para se precaverem de situação anómala. 

Este ano já foi feita a primeira bacia de retenção ali bem perto, desta vez visando as águas que possam vir dos lados da Serra de São Luís e, os mais curiosos, poderão ir observa-la podendo usufruir deste agradável espaço recentemente inaugurado junto ao novo supermercado Continente, no Rio da Figueira. 

A par de coisas bonitas Setúbal aposta também em trabalhos de fundo e de manifesta utilidade prática. 

Rui Canas Gaspar 

troineiro.blogspot.com 


2017-dezembro-04

Sem comentários:

Enviar um comentário