notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 26 de dezembro de 2020

 



O Segredo dos Monges da Arrábida

Os frades arrábidos não só viveram da contemplação das soberbas belezas que se podem desfrutar a partir das suas instalações no coração da Serra da Arrábida, como também procederam à construção de diversas estruturas e igualmente se interessaram pelo conhecimento da flora local.

E foi a partir desse conhecimento que criaram um saboroso licor com fins digestivos, cuja fórmula foi mantida em segredo, sabendo-se que a matéria prima de base é o martunho, uma planta da família Myrtaceae que por esta altura do ano pode ser colhida na serra.

Em 1834 com a extinção das Ordens Religiosas os monges que estavam no Convento de Santa Maria da Arrábida foram forçados a partir sendo que alguns se acolheram numa quinta aqui na região, encontrando-se entre eles o frade licorista, ou seja o guardião da formula secreta.

Quando esse frade partiu para Espanha a família anfitriã herdou o conhecimento e a fórmula daquele a que viria a ser conhecido por Arrabidine, o delicioso néctar agora com muitas décadas de vida.

Este é um licor conventual de genuínas tradições. Ele é fabricado na Quinta do Anjo, pela empresa Lima Fortuna, mantendo-se a produção segundo formula original, embora possamos encontrar outros licores, sobretudo no sul de Portugal, feitos igualmente à base das pequenas bagas brancas, de cor azul-escuro ou pretas, de característico sabor agridoce, conhecidas por martunhos.

Neste frio e solarengo dia de Inverno, dediquei algum tempo a um passeio pela Serra-Mãe onde me   diverti a colher e a comer alguns martunhos, vindo-me à mente a história deste saboroso licor tão característico da nossa terra.

Rui Canas Gaspar

2020-dezembro-26

Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário