notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Feira de Santiago em Setúbal

Vem aí a Feira de Santiago e com ela os naturais desabafos, opiniões e comentários, partilhados nas redes sociais pelos que são a favor e naturalmente pelos que são contra.

Para os mais antigos setubalenses a feira antigamente é que era boa, porque naturalmente guardam na sua memória agradáveis recordações de tempos idos, quando o primeiro dia era para os “caramelos” e a partir daí lá iam os setubalenses. Era altura de estrear uma peça de roupa nova e o recinto funcionava não só como espaço de diversão, mas também de convívio e ponto de encontro entre uma população onde muitos se conheciam.

Essa Feira de Santiago que nos lembramos seria naturalmente bem diferente daquela outra que começou por se realizar junto ao convento de Jesus e que mais tarde passaria a ser levada a efeito no Jardim da Beira-Mar.

Aquando das mudanças de local certamente alguns também manifestassem o seu desagrado, ou talvez não, porque nesses tempos ao povo não eram dados esses luxos de liberdade de expressão.

Em 2004 a feira deixou de se realizar na Avenida Luísa Todi transferindo-se para a zona nascente da cidade, para espaço próprio, na Herdade de Manteigada e, as crianças que até então iam à Feira de Santiago, na avenida, pela mão de seus pais, são hoje jovens na casa dos vinte e poucos anos que certamente poucas memórias guardarão da antiga feira levada a efeito num espaço que se transformou e hoje não comporta semelhante evento.

Independentemente dos gostos e opiniões, o certo é que a vida é feita de mudanças e se devemos apontar e criticar o que achamos mal, também devemos manifestar a nossa opinião sobre o que está bem.

Antigamente eu ia à feira e comia filhoses, hoje continuo a ir e compro deliciosas farturas, andava de ondulante carrocel, hoje são os divertimentos mais sofisticados, as tradicionais louças de barro que minha mãe usava e comprava na feira, hoje não se usam cá em casa e por aí fora.

Para os mais novos, e não só, a grande atração são os espetáculos musicais, mas até aí podemos escutar opiniões díspares aqui pelas redes sociais e pelos mais diversos motivos. Uns são a favor e outros contra o cartaz apresentado.

É assim a vida, goste-se ou não. Os anos vão passando (para toda a gente!!!) e tudo se vai modificando e se ficarmos agarrados ao passado, às lembranças, paramos no tempo e isso em meu entender não é salutar.

Por tudo isto e mais alguma coisa não deixarei de ir até à Manteigada, entre 29 de julho e 7 de agosto, passear na feira e, como tradicionalmente acontece, comer, sentado, um lombinho do Séninho, dar uma volta comendo uma fartura da Luisinha e antes de vir para casa comprar alguma Bolacha da Piedade.

É claro que como filho de pescador aprendi que “quem vai para o mar avia-se em terra” e como tal tratarei de passar pelo corpo um pouco de repelente contra as melgas, é que elas também andam aí.

Rui Canas Gaspar
2016-julho-20

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário