notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 5 de novembro de 2016

A Antónia Soromenho partiu para o eterno acampamento

Há pouco mais de meio século  Antónia morava lá longe, no campo, perto da linha do caminho de ferro, quando poucas casas ainda existiam por aquelas bandas e para os rapazes e moças de Setúbal tudo era bem afastado, habituados como estávamos ao nosso pequeno espaço.

A menina bonita com uma longa e grossa trança negra  habituou-se a vencer distâncias e todos os dias vinha da Venda do Alcaide até Setúbal para estudar na Escola Industrial e Comercial de Setúbal.

Moça simpática de voz calma e mansa, rapidamente conquistou o nosso grupo de Escuteiros sedeado na Ordem Terceira, em Setúbal, com quem começou a conviver e foi ali que foi encontrar o Ricardo por quem se viria a apaixonar.

Do nosso grupo apenas um ficou por cá, todos os outros escuteiros partiram para a guerra colonial que os movimentos independentistas travavam em Angola, Moçambique e Guiné e foi para aí que quer eu quer o Ricardo fomos enviados para servir no Exército Português.

Regressados de África a menina da trança preta, já sem ela, casou com o jovem desenhador setubalense a quem deu dois filhos, o Rui e o Pedro.

A Antónia fez a sua carreira profissional como funcionária na Segurança Social em Setúbal, enquanto o Ricardo palmilhou milhares e milhares de quilómetros a caminho do Algarve, onde em Vila Moura foi responsável pelos projetos daquele grande empreendimento que conhece como a palma de sua mão.

Os anos passaram, mas a Antónia continuou com o seu sorriso afável, um falar calmo, que transpirava bondade e que todos lhe reconhecíamos.

Um dia sentiu que alguma coisa não ia bem com a sua boca, pensou que era um dente, mas não, era o cancro que lhe iria levar desta vida.

Os médicos fizeram o que a medicina pode fazer e que o corpo e a mente humana pode aguentar, mas foi galopante, e ontem dia 4 de novembro deste ano de 2016, um amigo comum enviava-me uma mensagem indagando se eu confirmava ou não o óbito.

Surpreendido pela notícia, telefonei a uma amiga comum que me confirmou a triste notícia. Mal tinha desligado um telefone outro tocou, era o Ricardo que me queria participar que a nossa Antónia tinha partido.

O corpo ficou em Setúbal onde estará na capela de São Paulo a partir das 11,30 e pouco depois, pelas 17,30 será levado para o Cemitério da Paz, em Algeruz, onde será incinerado.

Adeus Antónia, até um dia!...

Rui Canas Gaspar
2016-novembro-05

Sem comentários:

Enviar um comentário