notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Coisas de Setúbal 

No dia 3 de dezembro de 2009 era inaugurado o novo Mercado Abastecedor de Setúbal, numas instalações arrendadas na altura por 11 000 euros mensais.

O novo mercado prestes a fazer oito anos fica localizado na periferia da cidade de Setúbal, entre as Pontes e Alto da Guerra na Estrada nacional Nº 10.

Movido pela curiosidade hoje, dia 23 de novembro de 2017, fui observar o que resta de uma velha nora existente num amplo terreno onde até à data da inauguração deste mercado funcionou aquele outro que foi substituído pelo novo.

O espaço do desativado mercado fica junto ao quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e encontra-se completamente abandonado e sem que lhe seja dada qualquer utilidade, nem que fosse para os treinos daquela Companhia.

Dali já sumiu sem deixar rasto a vedação metálica, as tampas de ferro forjado dos coletores e quase tudo o que era metal, tendo-se apenas salvo um pouco das ferragens da antiga nora.

Curiosamente, despertou-me a atenção um pequeno espaço coberto de matagal e com alguns montes de entulho à volta. Ali podia-se ver uma pequena calçada feita com bem cortados cubos de granito e sobre uma base a placa que assinalava a data da inauguração.

Fosse porque motivo fosse, o que não é muito normal nestas coisas é não aparecer o nome de quem inaugurou o espaço. No entanto, a placa de mármore que por lá está desprezada contem a seguinte inscrição: “Mercado Grossista de Setúbal - Obra da Câmara Municipal – 8.11.93”

De facto a nossa cidade tem cantos e recantos que nos continuam a surpreender, umas vezes pela positiva, outras pela negativa e outras até que nos deixam a pensar!...

São coisas de Setúbal.

Rui Canas Gaspar

2017-novembro-23


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário