notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Em Setúbal 25 anos depois, nova obra vai acontecer 

Há 25 anos quando a Praça Miguel Bombarda, o popularmente conhecido Largo de Jesus se encontrava em miserável estado com o piso em terra batida e onde na época das chuvas mal se podia circular, os setubalenses insurgiam-se contra esta inqualificável situação. 

Aproveitando o fluxo de apoios comunitários o socialista presidente da Câmara, Manuel da Mata de Cáceres, decidiu promover uma empreitada com vista a requalificar aquele largo de que resultaram os arranjos exteriores que ainda hoje podem ser observados. 

O tempo encarregar-se-ia de mostrar que a solução arquitetónica não foi a melhor tendo o local sido rapidamente transformado num parque de skate pela rapaziada e a escondida cascata transformada num local onde muitos vão urinar e defecar. 

Para além destes pormenores temos um muro que dificulta a visibilidade do monumento não o colocando em destaque como seria de supor. 

O curioso é que estes trabalhos no valor de noventa milhões trezentos e cinco mil novecentos e três escudos, qualquer coisa menos do que quinhentos mil euros, foram aprovados por unanimidade pelo executivo municipal, ou seja, por representantes de todos os quadrantes políticos. 

Um quarto de século passado, de novo se anuncia a remodelação daquele largo, desta vez apontando-se para o destaque do imponente monumento, colocando nele o foco principal de todo o espaço envolvente. 

Faço votos para que a comunista Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal tenha mais sorte com o projeto que irá ser aprovado para o Largo de Jesus e que todos nos possamos regozijar com aquilo que ali vai ser feito e, já agora, que esses trabalhos possam ficar por mais tempo do que uns meros 25 anos, pouco tempo para tanto dinheiro despendido. 

Rui Canas Gaspar 

2017-novembro-09 


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário