notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 18 de novembro de 2018


Responda quem souber 

Um dos mais feios postais de Setúbal fica  situado precisamente na principal artéria da cidade, a Avenida Luisa Todi, local agora ocupado por pombos e ratos, bem ao lado de edifícios que se encontram ao serviço da Polícia de Segurança Pública, embora a sua segurança deixe muito a desejar.

Tratando-se de propriedade particular este é um dos edifícios históricos setubalenses que albergou a antiga capela da confraria dos marinheiros e de pescadores de Setúbal, edificada no século XVI e muito abalada pelo terramoto de 1755. 

Anos mais tarde, em 1833, naquele espaço haveria de surgir um teatro, local de diversão de muitos dos nossos antigos conterrâneos. Chegado à época da industrialização aquela antiga casa de oração e de posterior diversão daria lugar a um espaço de produção.  

Nasceria então ali naquelas históricas instalações uma das muitas fábricas de conservas de peixe que laboraram em Setúbal. 

Na fase final da sua ocupação o Estado Novo veio ocupar a antiga  casa de oração, de diversão e de produção agora como quartel de um dos seus braços de apoio, a Legião Portuguesa, e foi com essa utilização que a revolução de 25 de abril de 1974 a veio encontrar. 

O edifício ainda serviu de sede de campanha a um partido político até que a falta de manutenção e conservação o empurraram para uma quase total destruição, com o perigo que isso representa, sobretudo para as viaturas à “guarda” da PSP bem junto ao seu alçado principal.
Independentemente de se tratar de um edifício particular, carregado de história, até quando é que se pode permitir que o mesmo constitua um atentado não só visual, como também real aos setubalenses e a quem nos visita? 

Rui Canas Gaspar
2018-novembro-18
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário