notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 13 de novembro de 2018


Setúbal está mais bonita e não vai ficar por aqui

Durante muitos anos assisti à perda de importância da cidade que me viu nascer, tal como aos meus antepassados e meus descendentes. Em meu entender fruto da ausência de liderança local.
Nas últimas décadas a cidade cresceu, mas a qualidade piorou, fazendo lembrar uma má obra de arte muito bem emoldurada, ressaltando aqui o verde das nossas serras e o azul do nosso Sado.

Afligia-me sobretudo a ausência de pormenores que embelezassem a urbe, fossem obras de arte, jardins, pinturas de fachadas, esplanadas, ou seja, beleza e vida.

Nos últimos anos essa cinzenta tendência tem vindo progressivamente a modificar-se e hoje é com agrado que vejo uma cidade mais bonita, mais dinâmica, embora naturalmente com muito ainda por fazer, face a anos e anos em que não foram devidamente aproveitadas as oportunidades colocadas à disposição da liderança local.

Vem isto a propósito de mais um espaço em recuperação que foi embelezado com reproduções de desenhos da autoria de Álvaro Cunhal.

Goste-se ou não dos seus desenhos, goste-se ou não do autor, goste-se ou não da ideologia por ele perfilhada o facto é que em termos de obras de arte e de embelezamento de Setúbal se poderia tratar de uma mais-valia.

Digo poderia, porque embora os desenhos estejam colocados na avenida com o nome do autor e, esteticamente não me pareçam que os painéis estejam desadequados, na prática não me parece que resultem, porquanto encontrando-se os mesmo na faixa central a sua apreciação por parte do público será limitada. 

Setúbal vai-se alindando e hoje já começamos a ter um bom leque de obras de arte espalhadas um pouco por todo o concelho, disponíveis para todos os gostos, a par de um vasto conjunto de edifícios que se recuperam e de zonas que se transformam para dar maior e melhor qualidade de vida a quem cá vive e a quem nos visita.

Independentemente dos gostos e das opções políticas de cada um o facto é que Setúbal hoje apresenta-se mais agradável que nunca e não poderá  parar por aqui se para isso todos ajudarmos com o nosso esforço e com as nossas críticas.

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com
2018-novembro-13

Sem comentários:

Enviar um comentário