notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 2 de dezembro de 2018


Álvaro Cunhal, desenhos DA prisão ou NA prisão? 

Antes de mais uma nota prévia. Não pretendo discutir sobre a mais ou menos valia do embelezamento da avenida, nem do aspeto político da mesma, nem sequer dos seus custos, mas somente sobre um pormenor  que me parece ser um erro de português. 

Nos painéis expostos  na Avenida Álvaro Cunhal, em Setúbal, podemos ler não só o nome do autor dos desenhos, Álvaro Cunhal, como também a indicação de “Desenhos da Prisão”. 

De facto os desenhos aqui expostos constam de um álbum editado em Dezembro de 1975 pelas Edições Avante com este  mesmo título e onde se compilaram alguns desenhos do autor feitos na prisão. 

Ora os desenhos foram executados NA prisão tendo o autor escolhido o povo camponês  como personagem central e não focam um qualquer canto ou recanto DA prisão onde estava confinado. 

Assim sendo, e salvo melhor opinião dos nossos experts parece-me que estamos em presença de um erro que remonta a 1975 e que agora está patente numa das nossas principais  artérias citadinas. 

Claro que não tenho a pretensão de corrigir o que quer que seja, mas apenas o de assinalar uma curiosidade linguística do nosso rico português. 

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com
2018-dezembro-02

Sem comentários:

Enviar um comentário