notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 19 de abril de 2019


Era uma vez… 

Naquele tempo em Setúbal as muitas fábricas de conservas de sardinha ainda faziam sair pelas suas altas chaminés o fumo proveniente da cozedura do peixe que as mulheres chamadas a trabalhar pelas estridentes e inconfundíveis sirenes correndo ladeira a baixo, desde o alto de Troino até à beira-rio tratavam de preparar para conserva. 

O calendário marcava 18 de abril quando a jovem senhora, grávida de quase 9 meses, com o seu esposo, pescador, saíram a pé da Rua das Oliveiras e foram até Palmela, subindo a serpenteante Estrada da Cobra com o objetivo de ver a procissão que ali então se realizava. 

Na volta para Setúbal o céu abriu-se e uma valente chuvada empapou o casal da cabeça aos pés e nem a ombreira da taberna do “Ás de Paus”, no Rio da Figueira, conseguiu abrigar aquela andarilha. 

No dia seguinte, oito dias antes do previsto, nascia o primeiro filho deste jovem casal de troineiros. 

Naturalmente que para a sua família o pequenote era o rei daquele lar e tinha até o privilégio das suas “bem cheirosas” fraldas (porque não existiam descartáveis) serem lavadas nas primeiras águas que corriam para os tanques da popular Geménia. 

A criança foi apresentada à população de todo aquele populoso bairro, onde as pessoas funcionavam como uma grande família, pela sua bisavó, que babosa, e com o bebé embrulhado num xaile, mostrava a toda a gente o seu mais recente descendente anunciando-o como o seu rei da França, rei da Inglaterra, rei da Espanha e se mais reinos  lhe viesse à cabeça, (fossem monarquias ao repúblicas) estavam safos porque o real governante já tinha nascido. 

E foi assim naquele primaveril dia 19 de abril de 1948 quando se comemorava mais um aniversário da elevação de Setúbal à categoria de cidade que nascia um troineiro que afinal não reinou em lado nenhum a não ser em sua casa e mesmo assim quando a rainha o deixou. 

Obrigado a todos pelo carinho 

Abreijos 

Rui Canas Gaspar
2019-Abril-19
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário