notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 3 de maio de 2019


A última olaria de Setúbal 

Longe vão os tempos em víamos toda a zona poente da Avenida Luísa Todi, aquando da realização da Feira de Santiago, ocupada por dezenas de vendedores que comercializavam todo o tipo de louça e artigos confecionados com o ecológico barro. 

Os alumínios, os inox e sobretudo os plásticos vieram ditar a quase extinção desses artigos utilizados em praticamente todas as casas. 

Com os novos materiais e relegado o barro para segundo plano, naturalmente as olarias e os oleiros também se extinguiram em Setúbal. Extinguiram ou quase se extinguiram!... É que, por incrível que pareça, ainda um deles continua a fabricar, a expor e a vendar as suas criações sejam úteis ou simplesmente decorativas. 

A última olaria de Setúbal, fica junto aos Quatro Caminhos, um pouco acima do Centro de Emprego e naquele que foi um antigo armazém de cereais ali se molda o barro desde 1960, encontrando-se os artesãos neste momento a preparar uma encomenda de copos de barro destinados a serem usados numa feira medieval. 

Setúbal, tal como a Arrábida não se descobre, vai-se descobrindo, por isso nada melhor que a ir procurar nas profundezas desta terra bafejada pela mãe Natureza com muita beleza. 

Rui Canas Gaspar
2019-maio-03
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário