notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 25 de junho de 2019


Parabéns

Faz precisamente hoje 90 anos que oficialmente teve o seu início uma das mais importantes associações setubalenses, a Associação de Construtores e Proprietários de Setúbal

Os seus Estatutos, constando de sete capítulos e vinte e quatro artigos, seriam alvo de publicação no Diário do Governo, 2ª série, nº 144 de 25 de junho de 1929, com alvará datado de 22 de junho de 1929, assinado pelo Ministro das Finanças, quando era então Presidente da República, António Óscar de Fragoso Carmona.

1929 Foi uma data determinante para o progresso da cidade dado que foi nesse ano, em abril, que o Estado aprovou uma verba de 100.000 contos destinada às primeiras obras portuárias, onde se inseria o Porto de Setúbal.

Iniciava-se então a construção das muralhas, docas e estacadas bem como a regularização da margem ao longo de quatro quilómetros, que daria a Setúbal a imagem ribeirinha que ainda hoje conhecemos.

Acompanhando o progresso, a nova associação setubalense deixara então de reunir na sede da Liga Comercial dos Lojistas de Setúbal e passara a ter as suas reuniões de direção num edifício localizado na Avenida Luísa Todi, arrendado ao seu associado Francisco Maria Soares.

Em 31 de março de 1949 fruto do desenvolvimento e da dinâmica da associação, seria adquirido um imóvel na Praça do Quebedo, nºs 23, 24 e 25 para nele funcionar as instalações próprias onde seriam desenvolvidas todas as atividades de atendimento ao público e os demais serviços administrativos e técnicos no âmbito dos seus fins estatutários.

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com
2019-junho-25

Sem comentários:

Enviar um comentário