notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 29 de junho de 2019


Quem alguma vez reparou no Padrão de Santo Agostinho?

Se há monumentos em Setúbal que passam quase despercebidos provavelmente este se não for o primeiro é capaz de estar antes do segundo, estou a falar do Padrão de Santo Agostinho, uma obra de arte colocada no Jardim do Quebedo em 10 de junho de 1960.

António Cunha Bento o amigo e grande conhecedor das coisas da nossa terra, fez o favor de me ajudar a melhor conhecer esta peça que quase passa despercebida num jardim onde pontuam frondosas árvores da espécie Lodão-Bastardo.

A obra ali erigida por iniciativa do Núcleo de Setúbal da Mocidade Portuguesa integrou-se nas grandes comemorações Henriquinas que naquele ano assinalaram o 500 aniversário da morte do Infante D. Henrique.

Será bom lembrar que as caravelas enviadas pelo  “Navegador” levavam no seu bojo marcos idênticos a este que foram sendo colocados  ao longo da costa africana, à medida que os destemidos homens do mar  descobriam novas terras e as reclamavam para o reino de Portugal.

O nosso padrão é constituído por uma coluna de pedra firmada num pedaço de rocha virgem, encimado por um paralelepípedo  onde numa das faces está gravado o escudo de D. João II e na face oposta a passagem de Os Lusíadas onde se pode ler “ Se mais mundo houvera lá chegara”.

Passados quase 60 anos desde que ali foi colocado quantos milhares de pessoas passaram por ele? Quantos de nós alguma vez reparamos nesta peça e quantos de nós sabíamos até a sua designação?

Esta como tantas outras são “coisas de Setúbal” que carece serem olhadas com olhos de ver.

Rui Canas Gaspar
2019-junho-28
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário