notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

 

O saboroso peixe assado setubalense

A ilha de fogareiros e expositores de peixe que serve os três restaurantes localizados na Praça Machado dos Santos, popularmente conhecida por “Fonte Nova” não deixa de fumegar enquanto muitos setubalenses e forasteiros se deliciam com o saboroso peixe assado, debaixo das frondosas árvores daquele típico largo de Troino.

As antigas tabernas, agora transformadas em restaurantes, em meados do século passado não serviam os clientes tal como hoje, mas sim, estes, normalmente pescadores e descarregadores, traziam o seu peixe para assar e a taberna fornecia o fogareiro e o carvão e eram os próprios clientes que assavam o peixe, pagando depois ao taberneiro o “aluguer” do fogareiro, o carvão e mais aquilo que consumisse,  nomeadamente o pão e o vinho.

Horácio Cipriano, 78 anos, dono da Casa Morena, uma antiga taberna que assumiu esta designação porque o seu proprietário é natural de Grândola, localidade imortalizada por Zeca Afonso como a “Vila Morena” foi um dos pioneiros a servir o peixe assado tal como hoje conhecemos servindo-o assim há quase quatro décadas.

Mas assar peixe não é para qualquer um, nem sequer é só colocar em cima da grelha, que o diga Horácio Cipriano que estando aos comandos deste popular espaço não entra na ilha onde o peixe é assado. Ali quem domina  é  dona Fernanda, sua esposa, e segundo confidencia este nosso amigo o peixe é o mesmo, o lume é o mesmo, mas se for ele a tratar o assado nunca sai tão bom com o de sua esposa.

A antiga taberna, inaugurada em 1929, outrora local de convívio de tantos pescadores de Setúbal é hoje um espaço muito bem  frequentado sobretudo por setubalenses que sabem apreciar o bom peixe  que cada vez mais escasseia naquela que já foi a nossa  produtiva costa atlântica.

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

2020-agosto-13

Sem comentários:

Enviar um comentário