notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 23 de agosto de 2020

“Pau da Consolação”  ou democraticamente quem manda aqui sou eu ?

Nascido e criado nesta terra setubalense, já lá vão alguns anitos, nunca por aqui escutei o termo de “Miradouro de Albarquel” como agora alguém decidiu batizar aquele espaço, mas sim “Pau da Consolação”.

Que o espaço agora intervencionado está mais agradável, lá isso está. Que embora à volta do banco  algumas peças da brecha da Arrábida se encontrassem danificadas lá isso é verdade, embora outras pudessem ficar integradas no arranjo envolvente do pinheiro manso, ícone daquele espaço.

Porém o foco do meu comentário é mesmo a nova designação do espaço, com o qual discordo, entendendo que deveria ser mantida a terminologia por que é efetivamente conhecida entre as gentes da nossa terra.

A interpretação do termo “Pau da Consolação” cada um dará a que lhe aprouver,  sendo seguro que uns se consolaram ali namorando, outros traindo, outros bebericando, outros apreciando a paisagem, outros inspirando-se, etc. etc.

Pela minha parte dezenas de vezes ali parei para descansar de longas caminhadas quando andava por aquelas bandas da Arrábida de mochila às costas. Uma consolação!...

Era  ali à sombra do grande pinheiro manso, que o falecido chefe escuteiro Joaquim Oliveira, caixeiro viajante, muitas vezes ia redigir  a nota de encomenda dos tecidos pedidos  pelos comerciantes da baixa aproveitando esse momento para depois fazer uma reconfortante sesta.

Porque carga de água agora algum iluminado resolve mudar o nome ao espaço?  Faz-me isto lembrar a mudança do nome de outra rua da nossa baixa, a de João Galo para Mareantes. Sim porque com a mudança toponímica acabaram-se as casas de prostituição na cidade…

Em  Setúbal, terra milenar, a despeito  de poder modernizar, devemos  ter em conta o património edificado e as tradições do nosso povo, não  descaracterizando ao ponto de qualquer dia desconhecermos a terra dos nossos pais e avós, isto porque  alguns dos que aqui chegaram optaram por um conjunto de alterações baseados no  “democraticamente quem manda aqui sou eu”.

Rui Canas Gaspar

2020-agosto-23

Troineiro.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário