notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

As laranjas à noite fazem mal à saúde

Setúbal é uma terra também conhecida pelas suas saborosas laranjas, dando origem até que aqui fosse confecionado um doce típico tendo este fruto como matéria-prima.

A povoação era outrora envolvida por muitas quintas com extensos pomares e era das suas férteis terras que se produziam as afamadas e mundialmente conhecidas laranjas de Setúbal.

Desde tenra idade que ouvia dizer aos velhos habitantes de Troino a seguinte sentença: “A laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata”.

A sabedoria popular aconselhava para os efeitos altamente benéficos do consumo deste alimento logo pela manhã, que seria muito bom também consumir o suculento e emblemático fruto sadino pela tarde, mas que nos deveríamos abster de ingerir à noite, pois faria mal à saúde.

De facto ele fazia mal e muito mal mesmo, é que alguns pobres, sem dinheiro para adquirir as boas laranjas da baía (de Setúbal), quando a noite caía, tratavam de saltar vedações para se irem abastecer às quintas das redondezas.

Alguns proprietários tratavam de proteger os seus pomares da melhor forma que podiam e quando davam conta de algum intruso, faziam uso do varapau e desancavam o pobre até mais não poder.

Ora digam lá então se as laranjas à noite dão saúde a alguém?

Rui Canas Gaspar
2015-janeiro-28


Sem comentários:

Enviar um comentário