notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Será que há gato escondido com rabo de fora?

“Este será um edifício de referência para a cidade, marcante para as gerações vindouras”, destacou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, na cerimónia de apresentação pública da proposta do projeto de conceção do Terminal 7, elaborado pela Sami arquitectos.

Além do edifício, a construir na área das antigas instalações da Sadonaval, nas imediações do Parque Urbano de Albarquel, o projeto inclui operações urbanísticas que visam dotar aquela zona privilegiada da cidade de melhores condições de usufruto para a população.

“Queremos que este seja, por excelência, um espaço ligado ao rio, que se identifique com as memórias e identidade setubalenses”, afirmou a autarca, adiantando que as antigas instalações navais daquele local “estão a ser progressivamente desativadas” e que “os trabalhos de demolição devem começar nas próximas semanas”.

E foi isto que a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, disse de entre outras coisas, já lá vão quase dois anos, aquando  da apresentação do projeto do Terminal 7.

De facto, passado algum tempo, a cobertura de amianto que revestia a estrutura da zona poente das instalações foi retirada, do  parque de materiais foi igualmente retirado tudo o que lá estava, posteriormente procedeu-se a demolição da estrutura e assim os setubalenses ficaram contentes com o novo espaço livre entre o que restava das instalações da SADONAVAL e o P.U.A.

Ficou por demolir a área edificada junto aos antigos estaleiros, onde ainda se podiam observar alguns operários, até que os mesmos deixaram de vez as instalações,  em 2014, já lá vão alguns meses.

E quando todos pensávamos que iria ser dado continuidade à demolição do que restava daquela unidade naval, foram os setubalenses surpreendidos com a afixação de uma placa que dá conta de que as instalações são ocupadas pelo “centro náutico” da autarquia sadina.

Não deixa de ser estranho este tipo de situação! 

Afinal aquilo é para demolir depois da saída da SADONAVAL ou é para ser ocupado por um organismo, associação ou seja lá o que seja, sob tutela da C.M.S.?

O tal Terminal 7 anunciado com toda a pompa e com um enorme placard informativo no local é para construir ou não?

É claro que todos sabemos que só se pode construir com dinheiro e esse é um bem escasso. Mas então se a empresa já desocupou as instalações não será preferível demolir o resto e dar uma maior amplitude ao espaço, tão carecido como está especialmente nos dias de sol em que os setubalenses aos milhares ali demandam?

E se é para demolir porque é que se está a gastar dinheiro na adaptação a outras funções? Fará isto sentido?

São tantas as interrogações que me vêm à mente que quase dou comigo a ficar desconfiado e a tentar descortinar se não haverá aqui gato escondido com rabo de fora…

Rui Canas Gaspar
2015-janeiro-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário