notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 27 de janeiro de 2018

Em Setúbal a Fonte do Sapal parece chorar pelo desleixo a que está submetida 

A Fonte do Sapal é um dos monumentos mais bonitos que temos na cidade de Setúbal e que não se ficará atrás de muitos outros que podemos apreciar pelas mais diferentes grandes cidades europeias. 

Curiosamente, hoje fui apreciar esta peça com um pouco mais de pormenor e surpreendi-me com o estado de desleixo a que está votada, exigindo-se rápida intervenção. 

No alçado posterior, por entre algumas pedras corre a água que vai parar ao pavimento, transformando-o em lamaçal. Este facto indicia fuga no tanque principal que deve ser calafetado. 

Entre algumas peças do alçado principal o musgo cresce a olhos vistos e as ervas proliferam igualmente entre os trabalhados e artísticos blocos de mármore. 

Mas o que mais me surpreendeu, foi a força da mãe natureza, quando verifiquei que entre as pedras da fonte já está a crescer uma casuarina, que neste momento já terá cerca de 0,25 cm. de altura. 

De notar que se trata de uma árvore, aparentada com o pinheiro e que poderá atingir algumas dezenas de metros. Uma semente trazida pelo vento e as condições adequadas fizeram este milagre da Natureza. 

A Fonte do Sapal, um dos mais belos monumentos setubalenses, continua a verter as águas que mais  parecem lágrimas de desgosto pelo desleixo a que está votada. 

É urgente uma intervenção, porque quanto mais tarde pior. 

Rui Canas Gaspar 

troineiro.blogspot.com 


2018-janeiro-27

Sem comentários:

Enviar um comentário