notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 8 de setembro de 2019


Setúbal na História ou as histórias de Setúbal
Por volta de 1665 quando se procedia à construção do Forte S. Luís Gonzaga chegou a Setúbal a notícia de que Espanha estava a invadir Portugal. Então, o Engenheiro Militar Luís Serrão Pimentel avançou para a rápida construção do Forte de São João de forma a melhor proteger Setúbal.
A localidade sadina sofreu horas de aflição porquanto já em 1580 tinha estado na rota da invasão, opondo-se fortemente aos espanhóis dando-lhes luta na Torre do Outão, até à capitulação.
O Forte de São João foi então erigido à pressa, não se utilizando a pedra talhada, recorrendo os seus construtores à areia existente no próprio local e utilizando o sistema de salsicha em faxina, ou seja, à estacaria de madeira, para melhor o suster.
Quando chegou a Setúbal a notícia de que as tropas espanholas tinham sido derrotadas em Montes Claros Setúbal regozijou-se e o Forte de São João deixou de ser uma prioridade.
Porém, Luís Serrão Pimentel deixou escrito uma recomendação para que o forte fosse erigido, lembrando que os Reis descuravam as construções militares no Orçamento do Reino em tempos de paz…
O tempo encarregar-se-ia de lhe dar razão e o Forte de São João, também referenciado por alguns como Forte da Estrela, devido à sua forma, ficou por construir com materiais mais sólidos e duradouros dele nada acabando por restar a não ser o que ficou escrito e desenhado.
Hoje podemos ver apenas e só uma artéria urbana, na zona do Hospital de S. Bernardo, local onde supostamente teria sido erigido esta estrutura defensiva e que se encontra agora referenciada com a designação de Ladeira do Forte da Estrela.
Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário