notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 17 de agosto de 2024


Na rota dos nossos antepassados fenícios


No longínquo século VII a.C. os nautas vindos do Sul a bordo de possantes barcos fenícios, navegando provavelmente desde os confins do Mediterrâneo, oriundos das bandas de Israel e do Líbano, subiam ao longo da costa atlântica, hoje território de Portugal, fazendo avançar os seus resistentes barcos graças à força braçal de esforçados remadores ou ao vento que por vezes impulsionava as velas quadrangulares dos seus bem construídos barcos.

Aqueles homens, após entrarem nas águas azuis e calmas do estuário do Sado, olhando para o lado direito, provavelmente o que ali viam não seria a grande língua, formando a península de areia branca tal como hoje a conhecemos.

Estes antigos navegadores e comerciantes, membros de um povo culto e habilidoso que também participou na construção do célebre Templo de Salomão, acharam então por bem edificar uma feitoria em Abul, um local situado um pouco para montante, na margem direita do rio. A feitoria seria uma construção que lhes serviria de armazém e base de apoio para os seus negócios internacionais.

Passados que foram algumas centenas de anos sobre a chegada destes dinâmicos comerciantes marítimos da antiguidade, seriam os conquistadores e colonizadores romanos que se viriam a instalar nesta região.

Nesse tempo, é bem possível que a paisagem da margem esquerda do Sado que se apresentava perante o seu olhar, junto à foz, ainda não fosse uma península, mas sim um cordão composto por algumas ilhas, sendo provavelmente a maior delas aquela designada por Ácala.

E foi precisamente a bordo de uma embarcação com o sugestivo nome de “Ácala” que hoje subi o Sado, passando precisamente frente a Abul, onde os nossos antepassados fenicios instalaram a sua feitoria. Esta foi uma agradável viagem pela História muito mais do que um simples e agradável cruzeiro fluvial pelo nosso
rio azul.

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário