notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

 



Quando D. Juan Carlos e o Presidente Mário Soares se juntaram em Setúbal

Pouco antes de ser oficialmente anunciada a descoberta do Brasil, na localidade espanhola de Tordesilhas, no ano de 1494, já lá vão 530 anos,  as então superpotências marítimas da altura celebraram um acordo de divisão do mundo o qual definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.

Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango" e Antília. Assim sendo, os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela. 

Pouco depois da assinatura do acordo, em 1500, Portugal anunciava a descoberta do Brasil, seria uma coincidência ou um segredo bem guardado pela coroa portuguesa, passando assim a perna a nuestros hermanos?

O Tratado de Tordesilhas viria a ser ratificado em Setúbal pouco depois e, foi para a cidade sadina que 500 anos mais tarde se deslocaram o Rei de Espanha D. Juan Carlos, acompanhado da Rainha Sofia e o Presidente da República Dr. Mário Soares, com a Primeira Dama, Dra. Maria Barroso, para celebrar tão importante evento.

O Presidente Mário Soares no seu discurso teve oportunidade de frisar, ainda que por outras palavras,  que o Tratado de Tordesilhas é um exemplo de como os povos podem resolver a contento e de forma pacífica  as suas divergências.

Dentro de poucos dias fará 30 anos que o acontecimento foi celebrado em Setúbal com toda a pompa e dignidade, tendo a cidade sabido receber, como é seu apanágio, os reis de Espanha e o Presidente da República Portuguesa.

A RTP Memória tem nos seus arquivos este pequeno excerto que vale a pena ver e recordar.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comemoracao-dos-500-anos-do-tratado-de-tordesilhas/

 

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário