notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Festas em honra de Nossa Senhora de Troia
De 20 a 22 de agosto de 2016

Nos últimos anos as festividades em honra de Nossa Senhora de Troia ganharam maior incremento agora com a participação não só dos varinos, mas de toda a comunidade piscatória e turístico-marítima de Setúbal.

No atual cortejo fluvial, podemos ver incorporadas as mais diversas embarcações: desde as da pesca artesanal às de pesca desportiva, passando pelos barcos de recreio de pequeno e médio porte. Também as embarcações das empresas marítimo-turísticas e motas de água incorporam-se no colorido cortejo que chega a juntar mais de uma centena de todo o tipo.

Tudo começa com uma cerimónia religiosa na Igreja de São Sebastião. Seguidamente organiza-se um cortejo composto de vários andores, levados em ombros quer por homens quer por mulheres.

Em procissão e ao som da banda de música, descem aquelas estreitas e íngremes ruas das Fontainhas dirigindo-se para o cais junto ao rio, a fim de, na Doca do Comércio poderem embarcar nos mais diversos barcos que aí os aguardam.

O cortejo desloca-se ao compasso da banda que sempre acompanha o círio de Nossa Senhora de Troia. Em andores ornamentados, carregados aos ombros são levadas outras imagens da devoção dos pescadores: São Pedro, Sagrado Coração de Jesus, São Vicente Paulo, São Sebastião, Menino Jesus de Praga, Anjo de Portugal, São José e Nossa Senhora da Conceição são as imagens que serão colocadas à proa de alguns barcos, pré selecionados pela organização do evento.

Em Troia, as famílias que ali ficarão acampadas fizeram a prévia inscrição junto da organização e agora chegadas à Caldeira montam as suas tendas no espaço determinado para o efeito.

O clima é de festa, de partilha, de comes e bebes, sendo o peixe grelhado o alimento mais consumido e a cerveja é a bebida que já vai substituindo o bom vinho da região.

Rui Canas Gaspar

2016-agosto-12

Sem comentários:

Enviar um comentário