notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Parque do Bonfim em Setúbal uma pérola na cidade

A água límpida e fresca  jorrava de duas bicas, vinda do interior da terra, agora que o espaço está dotado de um furo arteziano. 

Ela enchia o grande lago que se apresentava com o fundo limpo, como acontece com frequência e onde podemos apreciar, nadando, engraçados patos e gansos.

Há pouco mais de um século quando o parque era bem maior, existia ali uma fonte a cuja água era atribuída funções medicinais.

Presentemente com mais de 42.500 metros quadrados, o Parque do Bonfim, é o mais antigo espaço verde setubalense, cuja construção remonta ao século XVI, continuando a constituir uma verdadeira pérola no coração da cidade.

Este agradável local, geralmente bem tratado, este ano já sofreu importantes obras de beneficiação com a construção de um palco fixo e a repavimentação de todas as sua vias.

Hoje reparei que se encontram a ser substituídos por novos equipamentos dezenas de bancos públicos e até o edifício existente junto ao lago deixou de se apresentar feio, devido aos inestéticos grafites, para agora o podermos apreciar com o seu exterior totalmente limpo e repintado.

Pena é que duas das bonitas esculturas da autoria e propriedade do artista luso-búlgaro, Nikolay Amzov, residente no concelho e que recentemente ali foram colocadas em exposição pelo espaço de um ano fossem brutalmente vandalizadas, certamente por pobres seres que de humanos devem ter muito pouco.

A despeito do vandalismo que grassa um pouco por todo o lado, agindo impunemente, a cidade vai-se embelezando, pouco a pouco, tornando-se muito mais agradável e o Parque do Bonfim segue a mesma linha, como pode ser facilmente constatado.

Rui Canas Gaspar
2016-agosto-12

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário