notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Sabia que tivemos aqui a Estação de Fruticultura de Setúbal? 

Foi na outrora verdejante e pujante quinta da várzea onde se cultivavam e aperfeiçoavam as melhores espécies de laranjeiras produtoras da famosa laranja da baía (de Setúbal) que o Estado instalou a Estação de Fruticultura de Setúbal. 

O espaço ainda hoje é propriedade pública. Fica na Estrada dos Ciprestes, quase na fronteira com o vizinho concelho de Palmela e, na sua entrada, podemos ver a indicação de que está sob a tutela da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. 

Uma outra placa, mais rústica, mas não com menos destaque, afixada junto ao portão de entrada, dá conta de que ali se vendem produtos hortícolas. 

Na enorme propriedade hoje podemos até ver um grande e verde milheiral a par de um raquítico pomar onde antigas e mal tratadas laranjeiras ainda sobrevivem, sabe-se lá como!... 

Valha-nos ao menos os nabos e os repolhos que por lá se desenvolvem e são comercializados dado que os citrinos de fama mundial  bem como o organismo que dele se encarregava já sumiram, desaparecido que foi tal como as famosas laranjas de Setúbal, que os algarvios aproveitaram e ainda bem que o fizeram. 

Rui Canas Gaspar 



2017-agosto-22

Sem comentários:

Enviar um comentário