notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Milagres chineses

Nas antigas instalações da SETUBAUTO, localizadas na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, tornejando para a Avenida General Daniel de Sousa, em Setúbal, um espaço com largas centenas de metros quadrados de área útil foi agora inaugurado um híper mercado chinês.

No amplo espaço agora aberto ao público, era suposto vermos nesta época festiva uma casa cheia de gente comprando de tudo um pouco atendendo à diversidade de artigos e o baixo preço que este tipo de estabelecimentos praticam. Nada disso, entrei, percorri todos os amplos corredores e na maior parte deles apenas eu me encontrava.

São diversos os colaboradores de origem chinesa que ali prestam os seus serviço com os custos inerentes ao desempenho das suas funções. Quanto à eletricidade, embora saibamos que a EDP foi comprada pelos chineses, não deve ser fornecida gratuitamente. Impostos? Suponho que também pagarão alguns…

Perdido num daqueles corredores encontrei um velho amigo e, naturalmente, o tema de conversa não poderia ser outro senão o local onde nos encontrávamos. Foi então que ele me disse que o espaço teria sido arrendado aos chineses pela bonita soma de ONZE MIL euros/mês e que o arrendatário teria pago à cabeça seis meses de renda.

Se as instalações em si efetivamente poderão valer aquele preço, atendendo à sua área e localização, o que me dá voltas à cabeça é como é que se consegue retirar dali o dinheiro suficiente para pagar a renda, mais empregados, mais encargos fixos, mesmo excluindo os eventuais impostos e o natural lucro.

Embora não tenha nada a ver com o assunto, como setubalense nascido para aqueles lados da cidade e porque algo me liga àquela casa, onde trabalhei durante alguns anos e onde recebi, em 1973 a visita de dois “simpáticos” agentes da PIDE/DGS despertou-me a natural curiosidade.


Mas, pese embora o facto de num dos corredores do estabelecimento possamos encontrar à venda imagens tão diversas de Buda, Yemanjá ou Nossa Senhora de Fátima, há uma que os chineses lá não colocaram de certeza, é aquela que consegue fazer o milagre de naquele vasto espaço conseguirem ter uma atividade lucrativa nesta altura do campeonato. É claro que como estou a ficar pitosga, se calhar fui eu que não vi a imagem milagreira dos chineses…

Sem comentários:

Enviar um comentário