notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A Adega da Ti Procópia

Ballet, kizomba, burlesco, break dance, danças de salão e muitas outras danças é o que vai oferecer o BENTOBOX, a nova escola de dança que irá ser inaugurada em Setúbal no dia 23 deste mês de fevereiro de 2014.

Descobri mais esta novidade setubalense ao passar hoje na Rua Praia da Saúde, frente à doca dos Pescadores, onde irá funcionar este novo equipamento.

Ao olhar para o edifício onde dentro de alguns dias muitos pares irão dançar recuei no tempo, mais de meio século, e lembrei-me quando ali funcionava a Adega da Ti Procópia.

E tenho bem gravada na memória a imagem da Ti Procópia sentada num banco de madeira, no primeiro andar, com uma lata de folha-de-flandres, ao colo cheia de rebuçados, enquanto seu marido, o taberneiro, atendia os muitos pescadores que ali iam beber o seu copito de tinto.

Minha mãe era amiga da dita senhora e tinha ido visitá-la e eu acompanhava-a e, foi então, que tive aí a minha primeira lição de técnica comercial. A Ti Procópia desembrulhava um a um os rebuçados. Dentro do papel que o envolvia havia um cromo com a imagem de um jogador de futebol. Muitos desses cromos eram repetidos apenas um deles era único e a esse os rapazes chamavam do “mais custoso”.

Alguns dos rebuçados tinham um cromo que dava direito a um pequeno prémio, porém o mais apetecível era o “mais custoso” que daria direito à bola catchumbo. Uma riqueza! É que a maioria do pessoal jogava futebol com uma feita de uma meia cheia de trapos velhos.

Os rapazes e alguns adultos iam comprando os rebuçados na esperança de lhe sair a desejada bola e a Ti Procópia fazia o seu trabalho de casa antes de colocar os rebuçados à venda. Tratava de descobrir o “mais custoso” para o colocar lá no fundo da lata de forma a que fosse o último ou dos últimos a ser vendido.

Assim, todos iam comprando os rebuçados na esperança de lhe sair a bola que só sairia mesmo quando a lata dos rebuçados estive vazia, é que havia sempre alguém para “rebentar a lata” ou seja, para comprar os últimos rebuçados e desta maneira conseguir o almejado prémio.

Faço sinceros votos para que os novos proprietários da futura escola de dança tenham feito bem o seu trabalho de casa, tal como a Ti Procópia o fazia, para que o seu espaço se desenvolva e floresça e seja uma mais-valia para a cidade e para os seus empreendedores.

Rui Canas Gaspar

2014-fevereiro-13

Sem comentários:

Enviar um comentário