notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Somos uns verdadeiros artistas…

A desastrosa gestão do B.P.N. originou que o Governo de Portugal tivesse de injetar vários milhões de euros dos sacrificados portugueses naquele malfadado banco.

No sentido de tentar recuperar algum do nosso dinheiro ali colocado o Estado deitou mão dos ativos, suscetíveis de poderem ser transformados em euros.

Nesses ativos conta-se uma coleção de 85 quadros do pintor Joan Miró, pintor surrealista catalão, avaliados em cerca de 81 milhões de euros que seguiram para Londres a fim de serem leiloados e o dinheiro vir a servir para amortizar a enorme verba que o Estado injetou no banco.

Embora reconhecendo o valor e a notoriedade do pintor catalão, o facto é que os quadros só estavam em Portugal como um ativo bancário e pouco mais.

Ora se as pinturas forem para outras paragens e o dinheiro, verdadeiro negócio dos bancos, retornar aos cofres do Estado, pela minha parte, que também a exemplo de todos os contribuintes portugueses, fui obrigado a meter lá o dinheiro dos meus impostos, nada tenho contra.

Aqui na nossa terra costumamos dizer: “vão-se os anéis fiquem-se os dedos” sendo assim porque carga de água havemos de ficar com os quadros do pintor espanhol se não temos dinheiro para pagar as dívidas que fizemos?

Já a mesma opinião não se aplica ao quadro do pintor setubalense João Vaz adquirido pela Região Autónoma da Madeira, porquanto o tema daquela obra tem a ver com aquela Região e o pintor é uma figura nacional. Sendo assim estamos em casa.

Em Portugal, de vez em quando, levantam-se tempestades mediáticas do arco-da-velha, umas vezes por uma coisa, outras por outra.

Qualquer dia temos aí outra briga séria, desta vez vai ser quando os chineses, que agora são os principais acionistas da E.D.P. quiserem levar para a China as obras de arte existentes em Setúbal, como seus legítimos proprietários.

Enquanto isso não acontece e para memória futura dos mais novos  apressei-me a fotografar as caixas da E.D.P. artisticamente pintadas na zona nascente da nossa Avenida Luísa Todi, sendo que algumas delas já estão a necessitar de alguns retoques de pintura.

Não sendo obras de arte do pintor catalão, estas pinturas são certamente trabalhos de outros talentosos artistas portugueses e são para nós valiosas COISAS DE SETÚBAL que valem o que valem.

                                                                                    Rui Canas Gaspar
                                                                                    2014-fevereiro-07
















Sem comentários:

Enviar um comentário