notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Os franceses continuam a invadir Setúbal 

Não é a primeira vez que os franceses invadem Setúbal e provavelmente também não será a última. 

Já lá vão alguns anos que com as invasões francesas ordenadas por Napoleão Bonaparte por cá estiveram, tendo-se instalado por uns tempos até serem expulsos devido à sua indecente e má figura.  Mais tarde, porque a sardinha lhes faltou nas costas da Normandia, vários dos seus industriais aqui vieram assentar arraiais, tendo então instalado várias fábricas de conservas de peixe. 

Nos últimos anos tem sido o sol e a água salgada que lhes tem despertado o apetite e, Setúbal voltou a ser redescoberta, desta vez para os mais velhos aqui passarem longas temporadas. 

Primeiramente foram as casas na zona do Bairro Salgado que lhes despertou o apetite e, logo trataram de as comprar e recuperar, depois avançaram um pouco por toda a baixa da cidade. Alguns preferindo outro tipo de habitação começaram a adquirir apartamentos na Quinta da Saboaria, aquela que é a última urbanização a poente da cidade, localizada na estrada que vai para a Albarquel, urbanização que já começa a ser conhecida  por “bairro dos franceses”. 

Não é pois de admirar que de há uns tempos a esta parte seja comum escutarmos um pouco por toda a cidade conversas em língua francesa. 

Hoje mesmo, tive oportunidade de observar um grupo de quase duas dezenas de seniores gauleses que se divertiam no Parque Urbano de Albarquel com os jogos tradicionais, que iam do lencinho ao jogo de tração. 

É assim, Setúbal está na moda e não é por acaso que a cidade se encontra em franca expansão com largas dezenas de edifícios a serem recuperados, com restaurantes com muito boa afluência e com muitos anúncios afixados procurando empregados para os respetivos estabelecimentos. 

Temos de continuar a tratar bem a nossa cidade, a fomentar o turismo, a divulgar por todos os meios ao nosso alcance esta nossa boa terra, de forma a podermos gerar emprego para todos, de modo a que cada um dos nossos conterrâneos possa ganhar o suficiente para ter a qualidade de vida a que tem direito de acordo com a sua aptidão e esforço despendido. 

Em Setúbal já vivem pessoas oriundas de mais de seis dezenas de países do mundo, vindas de vários continentes. Mas, os europeus que descobriram ou redescobriram esta cidade maravilhosa foram de facto os franceses que continuam a invadir Setúbal. 

Rui Canas Gaspar 



2017-novembro-13

Sem comentários:

Enviar um comentário