notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 5 de dezembro de 2020

 



Os romanos na Arrábida

Há muito, muito tempo, um povo guerreiro e empreendedor começou a expandir a sua influência territorial vindo a ocupar boa parte do mundo até então conhecido.

E, foi á cerca de 2 000 anos que os Romanos acabariam também por chegar a esta terra localizada na parte mais ocidental do continente europeu.

Aqui, pelas nossas bandas,  acabariam por se instalar em ambas as margens do Sado e, neste espaço, construíram várias fábricas de salga de peixe e derivados originando que estas unidades industriais se transformassem nas maiores do seu género em todo o Império Romano.

Na Arrábida, junto ao Portinho também construíram uma dessas primitivas fábricas, bem perto de uma forte de água doce, um bem imprescindível para o seu bom funcionamento.

Muitos anos mais tarde, já sem os romanos por cá, a fonte foi debitando cada vez menos água até que chegou ao ponto de pouco mais que pingar, pelo que os seus raros utentes lhe atribuíram a designação de “Fonte da Paciência” devido ao tempo que teriam de despender para encher um pequeno recipiente do precioso líquido.

Hoje na belíssima zona do Creiro, em pleno coração do Parque Natural da Arrábida, pouco mais resta do que um memorial àquela que foi a “Fonte da Paciência” bem como as ruinas postas a descoberto da que foi uma produtiva fábrica de conservas romanas de onde o peixe e seus derivados saíam para abastecer o famoso e enorme Império  que também se haveria de finar.

E para que a nossa memória coletiva não desapareça como aconteceu com o Império Romano, penso que seria bom que fosse agendado pelo Parque Natural da Arrábida e pelo Museu de Arqueologia  as necessárias ações tendentes não só à conservação mas que também fossem prosseguidas as escavações com o objetivo de valorizar e colocar a descoberto este nosso importantíssimo património histórico.

Rui Canas Gaspar

05-dezembro-2020

Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário