notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O fogo revelou-me mais uma “coisa de Setúbal”

Nunca fui grande futebolista e fiquei sem vontade de o ser desde aquele dia em que fui jogar e acabei estatelado no chão, braço partido e imobilizado durante mais de um mês. 

Pelos vistos a apetência para os desportos continua a ser pouca porque desta vez um mergulho mal parido originou horríveis dores de ouvido durante três dias o que me levou a consultar uma competente médica otorrinolaringologista que resolveu a situação.

E foi quando vinha do hospital, de retorno a casa, que ao passar na estrada junto à base dos terrenos do Convento de Brancanes, atingido pelo fogo neste mês de setembro de 2016, que me despertou a atenção para uma construção que se encontrava escondida pelo mato e canavial e que o incêndio teve o condão de a colocar a descoberto.

Era ali que há sessenta anos corria uma água que no dizer dos médicos locais era leve e pura e aconselhada para doentes com problemas estomacais.

E foi precisamente com um desses problemas que o meu pai acabou por ser internado no “hospital velho” junto ao Convento de Jesus e foi ali que um dos médicos aconselhou minha mãe a levar-lhe a tão necessária água, mas essa deveria vir da tal fonte que agora vim a descobrir e que mostro na imagem que captei.

Como a nossa terra mudou nestas últimas décadas!... Mesmo atravessando um período de crise, nada se compara àqueles tempos difíceis em que a esposa de um paciente tinha de ir à fonte buscar água e transportá-la para o hospital, como se de um qualquer milagroso medicamento se tratasse.

E quem a mim me diria que devido a um lamentável incêndio florestal, que poderia ter tido um desfecho bem mais triste, haveria de colocar a descoberto uma peça do nosso património naturalmente ignorado da grande maioria da população e que a mim tanto diz, porque até pode ser que devido a ele o tal paciente setubalense, hoje com 91 aninhos, ainda se encontre entre nós.

Rui Canas Gaspar
2016-setembro-13

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário