notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Parabéns amigo Bocage

Ainda alimentei a esperança de cortar a minha vasta cabeleira, que já foi, mas não tive sorte, tenho de fazer trancinhas…

É claro que não pensei bem! Fazia lá sentido o “Salão Bocage” estar aberto no dia em que se comemora o 250º aniversário do nascimento do poeta? Para ajudar nas comemorações já bastava estar aberto o “Botequim do Bocage” onde os VIPs cá do burgo foram tomar alguma coisa antes de se dirigirem para o “Hôtel de Ville” como agora também está afixado, e bem, à entrada dos Paços do Concelho.

É que ao contrário do que cantava a Amália “Lisboa não sejas francesa” Setúbal é cada vez mais terra de gauleses e quem tiver dúvida esteja atento às conversas dos passeantes da baixa. Para a compra das casas em Lisboa os brasileiros já suplantaram os chineses e como nós somos mais finos ficamos com os franceses que cada vez mais procuram comprar casas nesta bonita terra do rio azul.

Embora hoje não entrasse no Hôtel de Ville acabei por tomar o pequeno-almoço no Botequim do Bocage, tal como o fez ao mesmo tempo a nossa presidente da ville e alguns outros setubalenses que andavam por aquelas bandas da baixa.

Ouvi com agrado o som do relógio da recuperada torre sineira  da Igreja de São Julião e apreciei a fiada de palmeiras que decoram o alçado lateral do edifício camarário desenhado pelo arquiteto Raúl Lino e, nessa apreciação, tão distraído estava que por pouco não pisei mais uma vez o cócó do cãozinho que ali estava também a decorar o espaço.

Aproveitei aquele pouco tempo de descontração para entrar na Casa da Cultura e apreciar calmamente e sem ninguém a incomodar a exposição que ali se encontra patente subordinada ao tema: “Bocage malcriado” coisa que o rapaz nunca foi.

Quando vinha de retorno ainda me deparei com uma nova loja aberta na baixa, desta vez imaginem o que vende? Cerveja artesanal setubalense! Sabiam?...

De seguida parei para apreciar o grande edifício onde esteve instalada a Drogaria Pachecos, de onde já saíram os andaimes e agora se apresenta bem bonito e pronto a manhã  passou rapidamente.

De tarde, outras tarefas me ocuparam no exterior e quando estava de regresso a casa reparei no belo efeito que faz os novos repuxos do Parque do Bonfim e tive de parar o carro para chegar bem perto para bisbilhotar melhor e captar a imagem que partilho com os amigos.

Setúbal tem destas coisas, como diz e muito bem o nosso amigo Simões Silva, mas tem destas e muito mais, basta sair por aí e partir à descoberta de uma cidade linda que cada vez se apresenta com mais desafios, com mais coisas para fazer mas cada vez mais encantadora especialmente neste dia em que damos os parabéns ao nosso conterrâneo Manuel Maria, mais conhecido por Bocage.

Rui Canas Gaspar
2016-setembro-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário