notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 29 de maio de 2017

A obra setubalense de Adães Bermudes 

No dia 4 de junho de 1891 nascia oficialmente em Setúbal a Associação dos Soldadores, os operários especializados que desempenharam um importante papel nas fábricas de conservas de peixe antes da introdução da maquinaria que viria a substitui-los naquela tarefa. 

Vinte anos após a formação desta associação de classe, a organização detentora de importantes fundos financeiros, inaugurava um belo edifício onde viria a funcionar a sua sede social. 

Coube ao conceituado arquiteto e político português Adães Bermudes, descendente de galegos, a tarefa de desenvolver este projeto entre muitos outros por demais importantes que constam no seu curriculum. 

O arquiteto republicano e membro da Maçonaria, distinguido com o prémio Valmor, conquistado em Lisboa no ano de 1908, foi o responsável por belos edifícios particulares e públicos, disseminados um pouco por todo o país, de onde se destacam os concebidos para o Banco de Portugal, entre eles o notável exemplar da cidade de Faro. 

Em 1911 Setúbal teria a honra de inaugurar uma obra com a assinatura deste mestre da arquitetura portuguesa, precisamente o edifício localizado no lado Sul no número 219 da Avenida Luísa Todi onde iria passar a funcionar a Associação de Soldadores. 

Os anos passaram e mais tarde o edifício, localizado ao lado do emblemático “Grande Salão Recreio do Povo” passaria a ter outras funções. 

Porém, o seu belo alçado principal ainda mantém todo o charme concebido pelo seu criador e continua a ser um ponto de referência na principal avenida sadina.

Rui Canas Gaspar 

2017-maio-29 


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário