notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Setúbal acompanha os tempos e o vento de feição 

Foi na Escola Industrial e Comercial de Setúbal, quando era menino, que aprendi caligrafia e a arte de bem escrever as letras inglesa, francesa e gótica, habilmente ensinadas a milhares de setubalenses pelo professor Camalhão. 

Mas, provavelmente este homem de ar severo não teria sido professor se não tivesse um pai com possibilidades financeiras acima da média, atendendo aos tempos difíceis que então se vivia na nossa terra. 

Seu pai era horticultor e mandou erigir algumas casas na Horta da Rã, ao lado da Quinta das Rosas, onde hoje está a funcionar o Mac’Donalds, no Rio da Figueira. Por isso não é de admirar que a horta também fosse conhecida pela Quinta do Camalhão. 

E foi precisamente neste espaço, que se encontrava desativado das suas funções agrícolas há bastantes anos que hoje pude assistir a três máquinas em operações, uma que derrubava as construções, outra que tritorava o entulho transformando-o de novo em terra e a terceira que recolhia a madeira velha. 

Muito mais rápido que o amigo Camalhão haveria de supor as suas construções foram transformadas de novo em terra, embora por ali ainda não seja visível qualquer anúncio obrigatório sobre a demolição em curso ou a obra que irá ser erigida. 

Sabe-se, no entanto, que naquele espaço irá nascer um supermercado Continente, com um piso subterrâneo destinado ao necessário parqueamento, coisa que o Mac’Donalds não previu e por isso utilizou parte do terreno do vizinho temporariamente, sofrendo agora as consequências com a quebra de clientela. 

Aquela zona da cidade dentro em breve estará irreconhecível, não só com esta construção mas porque também o velho edifício frente ao restaurante e onde se localiza a conhecida taberna “Vendaval” já foi vendido e em breve será também alvo de obras de recuperação. 

Setúbal acompanha os tempos e ventos que sopram de feição alindando-se e modernizando-se. Quer os particulares quer a autarquia estão a fazer as coisas acontecer, o que naturalmente será bom para todos os setubalenses e para quem nos visita. 

Rui Canas Gaspar
2017-maio-19

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário