notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 25 de junho de 2017

Um valioso prémio na Feira de Santiago

Naquele tempo a Feira de Santiago era seguramente o maior evento que se realizava em Setúbal, por isso não era de admirar que se juntasse dinheiro para mandar fazer ao alfaiate ou à costureira uma roupa nova que se estrearia aquando de um passeio pelo popular certame.
As barracas de comes e bebes, a par das que vendiam louças de barro ocupavam boa parte do espaço, até porque era esse o tipo de louça que a generalidade da população usava no seu dia-a-dia.
O circo era o divertimento de excelência e as barracas de sai-sempre também não faltavam por ali e, foi a uma delas que se achegou Artur, um jovem pescador setubalense pouco depois de ter saltado para terra e ter deixado a canoa fundeada na Praia do Seixal, local onde alguns anos mais tarde se viria a construir a Doca dos Pescadores.
Passados tantos anos e embora utilizando métodos ligeiramente diferentes, continuamos a ver no certame idênticos espaços onde cada um tenta a sua sorte, agora com muitos bonecos de peluche e artigos de plástico.
Naquela segunda metade dos anos 20, do século XX, esses eram materiais inexistentes e as peças confecionadas em barro pintado eram aquelas mais sorteadas.
O pescador comprou uma rifa naquela barraca e para sua surpresa a sorte ditou que lhe saísse uma bonita peça de porcelana, uma casinha bem bonita pintada com lindas flores e com um relógio, peça não muito comum naqueles tempos.
Passados tantos anos, a bonita peça ainda existe e tem na sua base o carimbo da Vista Alegre, uma das peças feitas por aquela conceituada e famosa fábrica, destinada a comemorar o seu centenário (1824 – 1924).
Ao olhar para a peça não deixo de ficar a pensar como seriam por demais importantes aqueles certames e que influencia teriam na vida da cidade, quando até numa das barracas da sorte poderiam ser sorteadas peças tão valiosas como aquela que aqui vemos na foto.
Rui Canas Gaspar
2017-junho-25
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário