notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Vai ser inaugurado em Setúbal o monumento dos golfinhos 

Foram necessárias 30 toneladas de ferro e chapa de aço para se erigir o monumento evocativo do 25 de Abril e das Nacionalizações, inaugurado no dia 1 de outubro de 1985 e que podemos apreciar na rotunda da Praça de Portugal. 

Esta era provavelmente a mais pesada obra de arte que embelezava a nossa cidade e que agora vai ser destronada pela escultura dos golfinhos, erigida na Praça 25 de Abril de 1974, vulgarmente conhecida como a “Rotunda do Alegro”.

Para a construção deste novo elemento escultórico foram adquiridos no Alentejo uma dezena de blocos de pedra mármore totalizando mais de 200 toneladas, nos quais o escultor Carlos Andrade fez nascer um conjunto de brincalhões golfinhos. Uma forma de homenagear estes simpáticos habitantes do nosso Rio Sado. 

Hans-Peter Buehler e sua esposa Marion cidadãos alemães radicados em Setúbal e que deram corpo à fundação que porta o seu nome, são os responsáveis por este enorme monumento que já embeleza a principal entrada na cidade de Setúbal. 

O casal acompanhou de perto todo o projeto, tratou de arrendar o espaço para a execução da obra de arte, pagou a pedra, o transporte, o artista e mesmo depois de ter gasto uma pequena fortuna, que oferecem à cidade, ainda são eles os anfitriões no dia 29 deste mês de junho de 2017 do cocktail que assinala a inauguração da obra. 

Setúbal tem de estar forçosamente reconhecida a quem a tem ajudado a tornar-se mais bonita e a Fundação Buehler  Brockhaus tem estado, sem sombra de dúvida,  na linha da frente com a doação de verbas destinadas as obras de arte que embelezam a cidade e para as quais a benemérita fundação já despendeu  largos milhares de euros. 

O meu reconhecido muito obrigado, enquanto cidadão desta terra que me viu nascer tal como os meus antepassados e meus descendentes.

Rui Canas Gaspar
2017-junho-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário