notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 19 de março de 2022

 



Jamboree 67 – Um programa de animação destinado ao Hospital do Outão

 

Naquele ano de 1967 os Caminheiros (escuteiros maiores de 17 anos) setubalenses tiveram a ideia de instalar uma rádio local, quando estas estavam a dar os primeiros passos de forma clandestina. Será bom lembrar que estávamos em pleno Estado Novo, um regime ditatorial onde a polícia política imperava.  

 

A iniciativa nunca chegou a ir de vencida, mas, entretanto, foi criado o “Jamboree 67”, jamboree palavra associada pelos escuteiros a uma concentração mundial e 67 por ser o ano da iniciativa.  

 

Pedíamos a colaboração do comercio local para a oferta de prendas que distribuíamos nos concursos, que a par das músicas, da poesia, e das notícias era posteriormente transmitida.  

 

Como não tínhamos emissora de rádio, gravávamos os programas na nossa sede da Ordem Terceira e depois seguíamos para o Hospital do Outão onde através do sistema de som transmitíamos para todo o complexo. Os doentes, suas visitas e quem lá trabalhava era a nossa assistência.  

 

Na foto ilustrativa podemos ver a bondosa e muito bonita madre superiora que ali prestava serviço a ser entrevistada. E, por ser tão bela não deixou ela própria de ser alvo da atenção de um apaixonado, o João da Pera, que vivia numa das grutas ali perto e, qual Romeu na esperança de alcançar a sua Julieta chegou a trepar por uma parede vertical para chegar ao seu quarto o que conseguiu por duas vezes, mas isso é outra história!...  

 

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário