notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

 


 

Praça de Touros ou Praça Cultural? Afinal no que ficamos?

 


Devido à sua localização e características, este local tem servido para os mais diferentes eventos, desde a eleição da rainha do Sado, passando por espetáculos musicais e mais recentemente para a apresentação das marchas de Setúbal.

 

O decréscimo de receitas, fruto de um menor interesse do público pela tauromaquia, aliado à falta de manutenção adequada levaram o espaço a uma situação de degradação que originou a sua interdição para espetáculos sem que antes se procedesse às necessárias obras.

 

Em 2008 a empresa proprietária da praça apresentou um projeto visando a transformação do espaço naquele que teria a designação de “Praça Cultural” de forma a ficar dotado de um palco para espetáculos musicais, dois restaurantes e três lojas. O projeto de reabilitação nunca sairia do papel embora tivesse merecido a aprovação camarária em junho de 2009.

 

Em 2011 a Câmara Municipal de Setúbal celebrou um protocolo com a Aplaudir, empresa de promoção de espetáculos tauromáquicos e outros eventos culturais, entidade exploradora da praça de touros Carlos Relvas, no sentido desta proceder às necessárias obras que lhe permitiria abrir portas de acordo com as exigências do IGAP – Inspeção-Geral das Atividades Culturais.

 

O acordo previa a atribuição por parte da Autarquia de 120 mil euros, para uma obra estimada em 216 mil, verba entregue em parcelas anuais de 20 mil euros, de forma a suportar a realização de trabalhos urgentes e necessários.

 

Como contrapartida a Autarquia teria o direito de utilizar o espaço anualmente quer por si, quer pelo movimento associativo, por um período  de 25 dias.

 

As obras a realizar centraram-se sobretudo nas condições de segurança e acessibilidades, bem como no reforço das bancadas, reparação de telhados, criação de instalações sanitárias para pessoas portadoras de deficiência, substituição de madeiras, instalação de nova rede elétrica com a colocação de iluminação de emergência, para além de outras intervenções em diferentes áreas.

 

Graças a este protocolo o mítico espaço de espetáculos conheceria em 2011 nova vida e ali, pelas 22 horas do dia 10 de junho, exibir-se-iam as marchas do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau; Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”;  Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense; Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça e União Desportiva e Recreativa das Pontes.

 

Tempo passou e parece que tudo estagnou e nem Praça Cultural nem Praça de Touros.

 

Afinal no que ficamos?

 

Rui Canas Gaspar





Sem comentários:

Enviar um comentário