notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Velha Guarda está a construir um museu no Bairro da Bela Vista

Para os automobilistas que circulam pelas desafogadas vias junto às antigas instalações das Águas da Bela Vista, depara-se-lhes uma antiga autoescada dos bombeiros colocada em cima de uma pianha, frente a um edifício localizado no topo poente do Bairro da Bela Vista.

Na parede frontal do prédio pode-se observar uma sugestiva pintura representando  dois bombeiros a apagar um fogo, enquanto no alçado lateral, uma outra pintura embeleza o local onde foi colocado um banco de jardim e alguns canteiros com plantes decorativas.

Este cenário leva-nos a deduzir que ali qualquer coisa existe relacionada com os soldados da paz. De facto assim é. No piso térreo do edifício funciona a sede da Associação da Velha Guarda e dos Amigos da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Esta associação sem fins lucrativos ocupa aquelas instalações que lhes foram cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal. Elas encontravam-se num estado bastante degradado quando lhes foram cedidas. Porém, com o trabalho voluntário dos associados e com materiais generosamente doados por particulares, pela Autarquia e pela Junta de Freguesia de São Sebastião conseguiram transformar uma área degradada num agradável espaço de convívio, não só para as cerca de seis dezenas de associadas seus familiares e amigos como também para a vizinhança.

A Velha Guarda tratou também de limpar e embelezar a zona envolvente devolvendo a dignidade que se impunha àquele espaço.

Agora, os próprios membros da Associação atarefam-se a desenvolver importantes trabalhos de construção civil no espaço adjacente à sua sede, abrangendo a totalidade do rés-do-chão do edifício cedido pela Autarquia a fim de ali poderem vir a instalar o museu dos bombeiros setubalenses.

Serão então expostas naquele local algumas antigas viaturas dos bombeiros, material de combate a incendio utilizado em épocas passadas, bem como fardamentos e equipamentos de entre outros.

O carro que já se encontra frente à sede estava destinado a ir para o sucateiro, agora serve de peça decorativa. Ele irá ser totalmente pintado e a pianha acabada e revestida tornando mais atraente aquela antiga viatura, ao mesmo tempo que embeleza o espaço exterior daquela zona do conhecido bairro setubalense.

O presidente da Associação, antigo chefe Fernando Pratas, um homem que tem sido um dos impulsionadores do projeto manifesta a esperança de levar a bom porto mais esta nova iniciativa. Ele crê que alguém ou alguma empresa possa vir a ajudar com alguns materiais ou equipamentos. É que com as quotas de pouco mais de meia centena de sócios o dinheiro mal dará para pagar a subscrição do serviço de televisão.

É claro que para o Grupo Auchan que está a construir o Alegro Setúbal ofertar o material de construção necessário à obra dos antigos bombeiros, não aquecia nem arrefecia. E quem sabe se não farão essa boa ação…


Rui Canas Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário