notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Há festa no Sado

Hoje não esteve um bonito dia de sol de forma a poder fazer ressaltar o colorido das pequenas embarcações, fundeadas na doca dos pescadores, que fazem as delícias dos fotógrafos amadores e profissionais.

Pouco passava da hora de almoço desta quarta-feira dia 12 de fevereiro de 2014 quando uma intensa neblina caiu sobre o estuário do Sado, perdendo-se temporariamente a visibilidade.

A tarde cinzenta e chuvosa deste dia de Inverno mal nos deixava ver os edifícios de Troia, na outra banda do rio, quando se conseguiu divisar, por breves momentos, uma anormal aglomeração de rebocadores em volta de um navio que se encontrava ao largo, lá para os lados da Ponta do Verde.

Por momentos uns raios de sol deixam vislumbrar uma cena invulgar. Jactos de água são lançados pelos rebocadores, formando um grande arco. Quanto ao navio que se encontra entre eles quase se consegue divisar que estaria embandeirado em arco.

Enquanto isso, dois barcos de pesca seguiam rumo à costa, para lá da barra. Mais para montante os operários da Lisnave, que reparam mais de uma centena de navios por ano, e, os tripulantes dos rebocadores que operam no rio estão certamente em festa por mais um importante trabalho que hoje deram por concluído.

Aqui onde nos encontramos, na margem direita, traineiras setubalenses passam a caminho da faina para lá da foz do Sado. Por estas bandas ainda os homens do mar conseguem pescar alguns dias nos intervalos deste tempo agreste que se têm feito sentir por toda a costa portuguesa.

Graças ao trabalho árduo e perigoso destes valentes homens do mar amanhã teremos peixe fresco no nosso mercado.

A azáfama é grande no Porto de Setúbal, ainda que muitos de nós nem sequer nos apercebamos do que se passa por cá.

Em Setúbal as coisas acontecem, não só em terra, mas também entre as gentes do rio e os homens do mar.

Antes do dia terminar chegava-me a informação de que teria chegado ao Sado um potente rebocador oceânico, o "Monte da Luz" construído na Malásia e que vem incorporar a frota da Rebonave, daí que todos os seus "irmãos" lhe foram saudar e dar as boas vindas.

Este é o mais potente rebocador, com 38 metros de comprimento, detido por uma empresa nacional e que permitirá desenvolver ações até então não possíveis em Portugal.

Rui Canas Gaspar

2014-fevereiro-12

Sem comentários:

Enviar um comentário