notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 13 de março de 2014

O rapaz dos passarinhos

A imagem captada pelo grande fotógrafo setubalense Américo Ribeiro retratando uma das figuras da cidade (hoje ainda vivo e com mais de 90 anos) que no passado século XX era de todos conhecida, o rapaz dos passarinhos, constituiu o principal motivo artístico e de discussão entre os setubalenses.

Se as opiniões divergem sobre o tema escolhido para a pintura que agora dá nova cor ao polémico, caríssimo e subaproveitado auditório construído no “Lago”, antigo Parque das Escolas e rebatizado com o nome de José Afonso, o que parece ser quase consensual é que se trata de uma verdadeira e bem conseguida obra de arte urbana.

De facto, entre a vastíssima obra do mestre fotógrafo Américo Ribeiro existiriam muitas mais imagens consensuais e até mais adequadas àquele espaço público. Se a pintura não tivesse como objetivo homenagear o “Fotografo de Setúbal” então haveria muito mais temas sugestivos por onde escolher.

Em minha opinião, trata-se de uma obra de arte, um excelente trabalho levado a cabo pelo artista Sérgio Odeith, independentemente das interpretações que nos possam remeter para tempos, não muito longínquos, de fome e de miséria, ou para a preservação dos passarinhos, no caso, dos pintassilgos, hoje uma espécie protegida.

Trata-se de mais uma iniciativa do projeto "Arte em Toda a Parte" da responsabilidade do Grupo Auchan, proprietário dos hipermercados Jumbo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

No âmbito deste projeto "Arte em Toda a Parte" a arquitetura do futuro centro comercial ALEGRO, em construção na cidade de Setúbal, integrará diversas obras de consagrados artistas nacionais e de outros da Região de Setúbal.

Se perguntassem a minha opinião diria que estava de acordo com um trabalho como o que acaba de ser oferecido à população, dando alguma utilidade àquela polemica construção. Se me questionassem se seria o tema que eu escolheria, provavelmente não seria este, mas sim algum qualquer outro relacionado com as escolas, numa alusão ao próprio espaço, ou algo que sugerisse festa, atendendo a que para praticamente todos os setubalenses, a partir da adolescência, este é um espaço relacionado com a Feira de Santiago.

O trabalho está feito e muito bem feito. Parabéns ao artista, parabéns aos patrocinadores, parabéns a Setúbal que para além de mais uma obra de arte tem agora também mais um motivo de discussão entre os seus cidadãos.

Como diz o povo na sua infinita sabedoria: “da discussão nasce a luz”  e a discussão é o cerne da democracia e, para mim, mais vale uma má democracia do que uma boa ditadura…

Rui Canas Gaspar

2014-março-13
Esta peça foi feita em Setúbal na Avenida Luísa Todi e demorou 9 dias para concluir.
Pediram-me se a pintura poderia ter algo a ver com Setúbal.


Fiz uma pesquisa e escolhi fazer o rapaz que aparece numa fotografia tirada pelo
grande fotografo de Setúbal Américo

Enquanto pintava imaginei se o rapaz da foto ainda seria vivo ou se teria saído de Setúbal
Naquela altura.
Quando num dos dias, apareceu um homem e disse:
- esse rapaz na foto é o meu tio, e ainda esta vivo.

Fiquei feliz e acabei por conhece-lo, hoje tem 91 anos.
Quando a foto foi tirada em 1933 ele teria perto de 10 anos.
Quando a filha o levou de carro ate perto do mural, ele disse:
- a ferida.

Reparou logo que a pintura tinha a ligadura na perna de alguma ferida 
que tinha no tornozelo há 80 anos atras.
O meu pensamento em relação a este Mural.

O Fotografo Américo provavelmente nunca pensou que alguém 
iria pintar um mural de 20 metros de uma foto tirada por ele há 80 anos.

O rapaz Vicente na foto nunca imaginou que um dia se ia ver pintado numa parede com 20 metros de altura
quando o Américo lhe disse para olhar para a camara naquele dia.

Eu quando comecei a pintar nunca pensei que um dia poderia pintar um mural destes no centro
De uma cidade bonita como é Setúbal.

Conclusão:
As pequenas ações que fazemos hoje podem ser gigantes amanha!
Obrigado Bruno Pereira
Odeith - 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário