notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Há má utilização de algum equipamento no Edifício dos Cacifos dos Pescadores

Nesta altura dano, em agosto, tal como na Primavera, em maio, acontecem as conhecidas marés-vivas que fazem subir a água a um nível que quase transborda as muralhas ribeirinhas e, quando vaza, podemos ver o pé ré fora de água, ou seja a estrutura de pedra a partir da qual arranca a muralha da doca. E, foi esse acontecimento semestral que me levou a ir observá-lo de perto.

Ao conversar com alguns amigos que têm uns cacifos no edifício próprio para a guarda dos apetrechos de pesca, faço-lhes o reparo de que teria visto um ralo com vestígios de ali ter sido despejado óleo. Respondem-me que existe por lá um colega que insiste em despejar nesse ralo as cinzas do fogareiro depois de fazer as suas assadas, em vez de as ir despejar no rio como geralmente fazem os outros.

Esse mau hábito já teria mesmo ocasionado por várias vezes o entupimento daquele cano de saída de águas pluviais e de limpeza, tendo sido desentupido por outros colegas.

Questiono sobre se alguma vez chamaram a atenção daquela pessoa de tão maus hábitos.  Disseram-me que sim, mas que o indivíduo é intratável.

O mesmo que acontece com essa canalização sucede também com as instalações sanitárias, onde alguém tem o mau hábito de jogar pontas de cigarros para os urinóis ocasionando o seu entupimento, o que levou algum utente a escrever na parede um aviso para não deitarem ali os cigarros.

Um dos utilizadores daquele espaço congratulava-se com os arranjos e melhoramentos que têm vindo a ser feitos no edifício dos cacifos e no exterior à sua volta, manifestando a esperança de que as portas dos mesmos venham a ser pintadas, dado que a ferrugem vai tomando conta delas, embora um ou outro utente de quando em vez as esteja a pintar.

Claro que a APSS proprietária daquele edifício tem estado a melhorar aquele espaço pretendendo até dotá-lo de condições de segurança de forma a evitar intrusão de pessoas que não tenham ali cacifos, isso de facto é de sua competência e provavelmente até acabará por pintar as portas, fazendo assim um trabalho completo de manutenção.

Agora o que não se pode exigir ao senhorio é que pelo uso inadequado do equipamento por parte de alguns utentes seja obrigado a policiar e a reparar instalações devido a maus hábitos de alguns dos seus utilizadores.

Segundo minha modesta opinião compete aos próprios arrendatários do espaço organizarem-se, como se faz num prédio de habitação, nomearem uma administração do condomínio e estipularem as normas de sã convivência, disciplinando se for o caso aquelas pessoas que teimam em manter comportamentos antissociais. Digo eu…

Rui Canas Gaspar
2014-agosto-13

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário