notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Os pasquins vieram acompanhar o Ministro a Setúbal

Quando a comunicação social não tinha as mesmas características que atualmente conhecemos, os governantes enviavam arautos que iam junto do povo transmitir-lhe o que o seu senhor pretendia que chegasse ao seu conhecimento.

Os tempos de hoje são diferentes, ou pelo menos deveriam sê-lo, atendendo aos novos meios de comunicação de massas e ao maior esclarecimento das populações, para além do facto de não vivermos sob regime ditatorial.

Há, porém, alguns “iluminados” que certamente por se julgarem ser o que não são, pensam que o comum cidadão é parvo e come tudo o que lhe é colocado à frente.

Aconteceu que hoje, dia 14 deste mês de agosto de 2014, foi dia que um Ministro da República Portuguesa veio a Setúbal acompanhado de dois Secretários de Estado em visita ao porto desta laboriosa cidade.

Os governantes fizeram-se acompanhar de alguns arautos, que devem ter carteira de jornalistas, pelo que era suposto falarem sobre coisas do mar, em geral, e do Porto de Setúbal, em particular, motivo da visita. Pensaria qualquer comum dos mortais.

Mas, o que os governantes falaram não sei, porque não assisti às conversas. Porém, o que os arautos ao serviço dos pasquins nacionais transmitiram não foi nada relacionado com Setúbal, nem com o seu porto, mas sim que o senhor Ministro da Economia tinha dito em Setúbal que o governo está fora de suspeitas em relação ao caso BES, que a economia cresceu e blá… blá… blá… Sobre Setúbal e o seu porto nem uma palavra.

Afinal o que é que estes governantes, comitiva, seguranças e arautos vieram cá fazer?

Não acham que aquilo que é transmitido para a opinião pública é no mínimo ofensivo, quando ignoram completamente nos noticiários uma Administração Portuária competente,  comprovado pelos resultados obtidos e, uma população interessada em saber o que se passa na sua terra?

É por estas e por outras que os órgãos de comunicação social cada vez têm menos audiências e consequentemente menos receitas, porque em vez de noticiarem pepagueiam o que lhes mandam dizer.

E que tipo de governantes temos que chegam a uma cidade com determinado objetivo e em vez de falarem sobre ele vêm propagandear o que deveriam tê-lo feito em Lisboa.

Poupem-nos e poupem os nossos escassos recursos financeiros. Deixem-se ficar no vosso ar condicionado da capital.  

Quanto aos pasquins de serviço em vez de virem lamber as botas, procurem noticiar o que se faz no país real e se não sabem como fazer perguntem às pessoas cá da terra...

Eu tinha vergonha se fosse diretor de algum destes ditos órgãos de comunicação social e, se acharem que estou a exagerar vão ao Google e digitem: “Ministro da Economia visita Setúbal” e vejam se os pasquins não dizem todos exatamente a mesma coisa, ou melhor, se não foram arautos diligentes que transmitiram o que o seu senhor mandou que o fizessem.

Uma pena que até a nossa “comunicação social” esteja neste lamentável estado.

Rui Canas Gaspar
2014-agosto-08


Sem comentários:

Enviar um comentário