notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O perigo espreita na Arrábida

A Serra da Arrábida cada vez é mais visitada por nacionais e estrangeiros que apreciam nos diversos miradouros existentes em alguns pontos privilegiados no alto da serra uma soberba e ímpar panorâmica.

O Parque Natural da Arrábida colocou, e muito bem, alguns painéis interpretativos de modo a que os visitantes, ao observarem-nos, melhor se possam situar e localizar os diversos pontos de interesse ao alcance da sua vista.  

Nesses mesmos painéis está disponibilizada também variada informação sobre a fauna e flora local.

Pela qualidade deste material verifica-se que foi feito um esforço financeiro substancial para que os visitantes daquele espaço melhor o possam conhecer e potenciar o seu conhecimento sobre este maravilhoso local.

Os miradouros tornaram-se assim mais atraentes e, é comum vermos muitíssimos visitantes parados nesses espaços a captar imagens fotográficas, algumas delas de rara beleza.

Mas… o que de facto não tem qualquer beleza é o incompreensível estado do pavimento desses miradouros, particularmente daqueles mais visitados por estarem junto à estrada.

Nada que duas ou três barricas de material betuminoso não pudesse resolver, evitando-se assim o “disparo” de cascalho nas mais diversas direções com o consequente perigo que isso representa.

É que com os buracos abertos no pavimento o cascalho encontra-se solto e ao ser pressionado lateralmente pelos pneus dos automóveis saltam nas mais diversas direções e foi por pouco que uma senhora estrangeira não foi gravemente atingida esta semana por um desses perigosos “projeteis”.

Se é bom podermos colocar a nossa Arrábida no topo das atenções mundiais. Se é louvável a iniciativa da colocação dos painéis informativos, não deixa de ser incompreensível que os responsáveis por aquele espaço não tenham em atenção um tão desprestigiante e perigoso aspeto, de tão fácil e rápida resolução.

Gostaríamos de continuar a ver a nossa Arrábida no topo dos noticiários mas pelas melhores razões e não por um qualquer acidente que pode e deve ser evitado por quem  de direito.

Rui Canas Gaspar
2014-agosto-12


Sem comentários:

Enviar um comentário