notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Serão as ratazanas de Setúbal os nossos animais de estimação?

Quem teve a oportunidade de viajar  um pouco certamente encontrou  por essas cidades fora as mais diferentes realidades, algumas bem curiosas, relacionadas com o mundo animal.

Desde os simpáticos esquilos, aos enormes bandos de pombos, passando pelos barulhentos patos, ou pelas enormes colónias de coelhos em plena avenida e isto para não falar nas vacas sagradas na India ou dos bonitos “bâmbis” que invadem algumas artérias japonesas.

Tudo isto está à vista dos turistas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, mais concretamente em Setúbal, também temos de à algum tempo a esta parte a nossa atração turística relacionada com o mundo animal.  Não estou a falar dos bandos de pombos com colónias por todo o lado, dos gatos do P.U.A. ou do Miradouro de S. Sabastião, nem sequer das raposas da Arrábida ou dos javalis que quando lhe dão na real gana vem passear-se pela Avenida Luísa Todi.

Estou a falar em enormes e bem nutridas ratazanas, algumas do tamanho de coelhos, que se passeiam pelas ruas da nossa baixa não só à noite mas em plena luz do dia e que até já são alvo das objetivas dos turistas. Se alguém disso tiver duvidas basta passar algum tempo ali pelas ruas traseiras do “prédio do leão” e terá oportunidade de constatar esta nova atração turística.

Podemos pensar que aquela é uma zona semidesértica da cidade, mas não é! E, curiosamente por ali habitam muitas crianças. Também não é uma zona de prédios abandonados, muitos deles têm vindo a ser recuperados e os próprios moradores e proprietários têm vindo a proceder a obras de melhoramento.

Alguns moradores da zona têm colocado pastilhas venenosas para combater os roedores, porém a situação carece de uma solução de maior profundidade e essa só pode e deve ser desencadeada pelas competentes autoridades sanitárias.

Dado que o assunto é do domínio público e porque de vez em quando temos a mania de copiar o que se faz “lá fora” será que também estamos agora a copiar a atração que é ter uma boa colónia de animais de estimação, neste caso as ratazanas?

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-09

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário