notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mais uma rara jóia recuperada em Setúbal

Setúbal é uma dinâmica cidade que se encontra em constante mutação, embora por vezes quem por cá resida não se aperceba das mudanças que vão ocorrendo todos os dias nesta bela cidade.

Reparamos nas diversas casas comerciais, especialmente na baixa da cidade, que vão fechando, nem sempre notamos as que vão abrindo nos espaços outrora ocupados por conhecidas lojas de fazendas e calçado, as que mais por ali existiam.

As novas unidades comerciais que vão abrindo estão mais viradas para o turismo e para o lazer, dado ser este o novo potencial cliente daquele espaço.

Exemplo do que acabo de afirmar é a colocação que foi feita hoje de tapumes, num amplo espaço entre a Rua Serpa Pinto e o Largo da Ribeira Velha, onde irá nascer um novo estabelecimento hoteleiro que certamente muito movimento irá dar à baixa.

Lurdes Pólvora Cruz, membro do grupo do fecebook “Coisas de Setúbal”, é uma conceituada artista nascida na cidade do Sado que iniciou o caminho da arte em Caracas na Venezuela.

Trata-se de uma pintora que ao longo de vários anos foi enriquecendo o seu curriculum com imensas exposições individuais e coletivas que lhe valeram as mais variadas distinções e prémios.

E foi ela que negociou com a proprietária do edifício onde até há pouco funcionou a sede do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal adquirindo o imóvel, recuperando-o e adaptando-o a um soberbo espaço onde irá aparecer um lindo salão de chá, um atelier de pintura e um espaço polivalente para os mais diferentes eventos culturais.

Curiosamente este edifício esteve quase a ser adquirido por outra pessoa que se propunha transformar o interior escondendo os lindos relevos com que o seu salão de entrada está decorado, colocando um teto falso a tapar a obra de arte.
Foi exatamente o contrário que aconteceu com a nova proprietária. Lurdes Pólvora, com o seu enorme talento tratou de recuperar brilhantemente aquele magnífico teto e paredes dotando a cidade de Setúbal de um espaço único que ficará à disposição da população dentro de dias, mais concretamente em meados deste mês de setembro de 2015.

Enquanto uns não têm a menor sensibilidade e respeito pelo património edificado, destruindo a memória coletiva, outros setubalenses há que o valorizam como é o caso em apreço e que só por isso merece a nossa admiração e respeito.

Mas porque este novo tipo de investidor também necessita de ter dinheiro para as contas correntes, é da mais elementar justiça que aqui se peça a todos os verdadeiros setubalenses que dentro de dias possam passar pelo novo espaço, não somente para o apreciarem, mas também para tomar alguma coisa, quente ou fresca, uma forma de dizer obrigado a quem nos proporciona tal beleza e livrou a cidade de ver desaparecer mais uma das suas raras jóias.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-03

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário