notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefiro o “Follow Me” ao “Ask Me”, mas isto é apenas gosto pessoal

“Ask Me Arrábida” é a designação do novo espaço da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa que funciona em Setúbal no edifício anteriormente utilizado como posto de turismo na Travessa Frei Gaspar.

Este espaço destina-se a promover e dinamizar o destino Arrábida, estando focado em várias vertentes, nomeadamente na  de informação turística e na comercialização de produtos regionais, com especial destaque para os vinhos, sem esquecer a doçaria, o artesanato e os peluches inspirados na vida marinha.

“Ask Me Arrábida” para os falantes da língua de William Shakespeare melhor nos poderem entender ou, “Pergunte-me Arrábida” na língua de Luís Camões que, se calhar, cada vez entendemos menos, deixa-me apreensivo não pela valia do projeto em si mas por focar um espaço que me é tão caro e tão pouco cuidado, a Serra da Arrábida.

Acho, e isto é apenas um “achismo” que primeiramente se deveria tratar de colocar o produto em condições de o comercializar  e só depois proceder à sua promoção e venda, sob pena de se assim o não fizermos estarmos a defraudar eventuais espectativas.

Precisando um pouco mais o meu ponto de vista e sobre o que deveria ser feito antes do “Ask Me” (pergunte-me) que para mim seria bem mais interessante o “Follow Me” (siga-me).

Sim, siga-me e descubra os encantos desta magnífica região, percorrendo a pé os trilhos da serra (inexistentes) ou fazendo-o de BTT por carreiros demarcados (inexistente). Pare para apreciar nos poucos miradouros as paisagens deslumbrantes (piso todo esburacado) e, se lhe der uma dor de barriga não se vá aliviar atrás de uma qualquer moita, utilize os sanitários  móveis que se encontram junto a esses miradouros (utopia).

Visite o conventinho,  essa joia arquitetónica (fechado, propriedade privada) e se gosta de história natural vá até ao Museu Oceanográfico (cuidado com o horário…). A história militar é fabulosa, mas no parque os fortes estão ao abandono e entregues ao vandalismo.

Vestígios de antigas construções poderão ser observadas um pouco por todo o vasto espaço, pena é que não estejam identificadas e cuidadas, como, por exemplo, aquele forno para as bandas de Alpertuche que pessoalmente considero como sendo o berço do Parque Natural da Arrábida.

É melhor ficar por aqui…

Ask Me, pode ser bonito mas acho curto, preferia o Follow Me, o siga-me e vá ao encontro de um espaço maravilhoso e único que não se descobre, mas que se vai descobrindo.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-28

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário