notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 22 de agosto de 2015

O segredo dos monges da Arrábida

Conta-se que os antigos monges arrábidos, para além das suas vidas de recolhimento e oração em pleno coração da Serra da Arrábida, se dedicaram também ao fabrico de um licor cuja fórmula desenvolveram e a teriam mantido secreta por muitos e longos anos.

E porque tudo o que envolva secretismo se tornará mais delicioso e procurado, uma empresa vinícola da Quinta do Anjo – Palmela decidiu um dia fabricar o tal licor dando-lhe o sugestivo nome de ARRABIDINE e publicitando que o mesmo seria fabricado segundo a fórmula secreta dos velhos monges da Arrábida.

A bebida foi um sucesso de vendas e muitas pessoas trataram até de colecionar as características garrafas do delicioso licor.

Quando o Outono chegava, grupos de pessoas embrenhavam-se pelas matas da Arrábida em busca da matéria-prima, que a natureza generosamente dispensava e que seria o ingrediente principal do tal licor.

Chamavam-lhes martunhos e podiam ser brancas ou negras as pequenas bagas selvagens, agridoces, que pacientemente colhiam das verdejantes moitas.

Quando eu era menino, conjuntamente com outros rapazes do nosso Bairro de Troino, subíamos até ao alto do Bairro dos Pescadores e ali para as bandas do Hotel do Sado, embrenhávamo-nos na Mata do Vidal e ali colhíamos os medronhos e os martunhos selvagens com que nos deliciávamos.

Atualmente não vejo com tanta frequência esta planta pela nossa Arrábida, porem alguém, provavelmente um arquiteto paisagista da nossa terra, teve o bom senso e a sabedoria para fazer descer a Arrábida à cidade e tratou de mandar plantar nos novos jardins, alguns arbustos selvagens da nossa serra.

E é assim que vamos encontrar em alguns espaços verdes da nossa cidade  o viçoso alecrim, o bem cheiroso rosmaninho, os bonitos folhados e até, imagine-se a matéria-prima do ARRABIDINE, os martunhos.

A Arrábida é um local ímpar, muito mais interessante do que aquilo que normalmente estamos habituados a observar, como sejam as suas praias e os seus miradouros da serra.

Para que possa desfrutar de muito mais que aquele belo espaço tem para lhe oferecer sugiro que possa ler o livro ARRÁBIDA DESCONHECIDA, à venda nas livrarias da baixa da cidade de Setúbal, na Casa da Baía e na loja Coisas de Setúbal.

Se desejar saber mais poderá consultar a página:    www.livrosdorui.blogspot.com

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-22

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário