notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 16 de agosto de 2015

A nossa “Fonte da Charoca” ainda pode vir a ser recuperada com outra função

Os setubalenses que nasceram há mais de meio século no popular  e típico Bairro de Troino certamente que terão gratas lembranças de uma fonte que tanta sede saciou e muita água serviu às casas da Rua das Oliveiras e artérias circundantes, estou a falar da “Fonte da Charoca”.

Não sei de onde provinha a água que jorrava entre as duas pedras paralelas que a imaginação popular aliava aos lábios vaginais e daí o ter sido batizada por “charoca”. Suponho que a nascente se situava algures na “manteiga fina” ou seja, na parte superior do outeiro que ombreia com a Rua das Oliveiras.

Esta é provavelmente a rua que mais cara ficou, por metro linear, aos cofres da autarquia sadina se atentarmos no possante muro de contenção travando as terras do outeiro, uma obra artisticamente trabalhada em brecha da arrábida.

E é precisamente incrustado no muro que vamos encontrar um nicho de onde por entre duas lajes, com cerca de meio metro cada, entre as quais jorrava a água para abastecimento público.

Com o precioso líquido a chegar a todos os domicílios a fonte deixou de ter utilização prática e acabaria desativada. Do seu nicho desapareceram as duas pequenas lajes por entre as quais corria a água e a harmonia do espaço viria a ser beliscada com a colocação de uma bataria de contentores para recolha de lixo.
Nos últimos tempos temos vindo a assistir em Setúbal à recuperação de alguns espaços históricos e a “fonte da charoca” tem vindo a ficar no esquecimento, pelo que penso estar na hora de se fazer a recuperação daquele espaço.

Os contentores poderão ser eliminados, instalando-se um ou dois molock, na zona frente aos mesmos, a exemplo do que já se fez, e bem, no “Largo da Fonte Nova” e em diversos outros locais da cidade.

Desimpedido o espaço, seria então altura de fazer o  mesmo que também se fez com o fontanário existente naquele largo, ou seja, pôr a água a correr em circuito fechado, criando assim mais um polo de atração e beleza para um local onde tanta gente passa.

Com esta pequena obra ganharíamos todos, ou seja: Os moradores locais com um melhor ambiente dado que se retirariam os contentores de lixo; os setubalenses em geral que teriam oportunidade de apreciar mais um espaço histórico com vida ligado às suas raízes e os turistas que cada vez mais nos visitam ao poderem admirar mais um novo polo de atração num espaço agradável e limpo.

Fica a sugestão à particular atenção do meu homónimo, presidente da União de Freguesias e à sua camarada a nossa presidente da Câmara Municipal, pessoas a quem compete decidir da mais ou menos valia desta ideia de um troineiro que alguma água ainda bebeu na “Fonte da Charoca”.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-16

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário